Alexandre Matos dá início à individual Planos Aéreos na J.B. Goldenberg – Escritório de Arte

Obras de arte que utilizam objetos voadores para abordar liberdade e individualidade e reconfigurar significados: essa é a temática de PLANOS AÉREOS, de Alexandre Matos, em exibição na J.B. Goldenberg – Escritório de Arte, de 7 a 31 de maio. A mostra reúne 20 trabalhos de técnicas distintas, como desenho, pintura, escultura, dobraduras e colagens. Pipas, aviões, balões e dirigíveis são elementos recorrentes nas obras do artista plástico, que são cheias de ar e sutilezas.

A paleta de cores é econômica e fria, com predominância de azul, branco e cinza. Em PLANOS AÉREOS, esse atributo é um caminho para fuga e requalificação semântica de símbolos de leveza e desprendimento. A recombinação deles confere gravidade e outros fragmentos de sentido – e sentimento – na fruição do observador. Segundo Matos, um dos destaques é a obra Máquina de voar (76 cm x 100 cm), uma colagem com mais de 2.500 aviões de papel (dobraduras).

Essa poética gravitacional passa a figurar no processo criativo do artista a partir de 2008. “Os meios de transporte querem suspender as pessoas da realidade. Minha intenção é que as obras reconfigurem os significados internos do público”, afirma Matos, que, aos 28, já expôs ao lado de nomes como Yoko Ono e Sol LeWitt.

Sobre o artista

Alexandre Matos é natural de São Caetano do Sul, expôs em mostras coletivas em galerias, fundações e museus em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Em 2011 foi o mais jovem participante da exposição A Meeting of Continents em Haarlem, Holanda. Suas obras integram coleções privadas no Brasil e em diversos países, como Alemanha, França, Holanda, Suíça, Estados Unidos, Canadá e Uruguai.

SERVIÇO
Exposição Planos Aéreos – Individual de Alexandre Matos
Data: 7 a 31 de maio
Vernissage: 6 de maio, às 19h
Horário: segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h.
Local: J.B. Goldenberg – Escritório de Arte
Endereço: Rua Tupi, 792 B, Higienópolis – São Paulo (SP)
Entrada franca

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *