Fundação Clóvis Salgado dá início à temporada 2014 do Recital dos Alunos do Cefar

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Diretoria de Ensino e Extensão, promove o primeiro Recital dos Alunos do Centro de Formação Artística – Cefar 2014. A apresentação conta com obras de grandes compositores clássicos como Mozart, Beethoven e Bach, além de celebrar a contemporaneidade de Chico Buarque e Sivuca. O concerto traz, ainda, composição inédita do aluno do 3º ano do curso de Música, Gabriel Cesário Borges.

O Recital de Alunos é um programa didático músico-pedagógico que compõe a grade de formação do curso de Música do Cefar. Estudantes de disciplinas instrumentais e de canto erudito, professores e grupos de Metais e Sopros participam do evento, que faz uma releitura de composições consagradas do Barroco à contemporaneidade, abordando música popular e erudita com solos, formações camerísticas e grandes grupos corais e instrumentais.

Para a diretora de Ensino e Extensão, Patrícia Avellar Zol, os recitais promovidos são fundamentais para a formação musical dos alunos, bem como para ampliar o contato dos estudantes com o público e, consequentemente, desenvolverem um trabalho mais completo. “Os Recitais de Alunos promovem a coroação de seus estudos e permitem ainda, a vivência e entendimento da dinâmica do palco e a relação com o público, dois elementos fundamentais para a formação artística”.

Prata da casa – Um dos destaques desse primeiro concerto é a apresentação inédita de Gabriel Cesário Borges. Aluno da Fundação Clóvis Salgado desde 2002, ele apresenta duas composições autorais. A primeira delas é a obra instrumental Os céus, inspirada em um poema homônimo. A outra composição é um pequeno trecho do ballet Prudência, também de autoria do estudante.

O coordenador do Departamento de Música do Cefar, Alexandre Guimarães, explica que a variedade musical do repertório é uma forma de elucidar a ampla formação musical que é oferecida aos alunos. “Nossos estudantes podem compreender os diferentes estilos e variações musicais sem criar rótulos ou preconceitos”. O professor também destaca a participação do aluno Gabriel. “É sempre uma grande satisfação quando nós podemos contar com o trabalho autoral de um de nossos alunos. Isso demonstra a capacidade de criação artística e o talento dos estudantes”, finaliza.

Gabriel Cesário Borges conta que as obras foram compostas de maneiras singulares. “‘Os Céus’, eu escrevi quando conheci um poema que tinha esse mesmo nome. A forma como os versos foram construídos me chamou muito a atenção, e eu achei que poderia musicar o poema. Já ‘Prudência’ é uma releitura de um ballet que eu compus como exigência do tema de atividades deste ano, que também é sobre ‘Prudência’. A versão original do ballet tem cerca de 1 hora. Para o Recital, eu reduzi a composição a 4 minutos”.

O aluno ainda destaca que apresentar dois trabalhos autorais exige muita responsabilidade e representa, também, uma grande oportunidade. “É uma chance de mostrar para as pessoas uma composição diferente, algo que foi criado por mim. Além disso, eu posso mostrar tudo aquilo o que eu tenho aprendido durante as aulas no Cefar. A expectativa é muito grande, pois ainda não sei como as pessoas vão reagir ao estilo da música, mas é uma grande honra me apresentar”.

SERVIÇO
Recital dos Alunos do Cefar
Data: 15 de abril
Horário: 19h
Local: Sala Juvenal Dias
Entrada gratuita com retirada de ingressos
30 minutos antes do evento
Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *