Capital recebe a 10ª Primavera dos Livros 2014

A Primavera dos Livros, evento de grande reconhecimento no cenário da literatura nacional, chega a sua 10ª edição em 2014 e receberá o público entre os dias 10 a 13 de abril, das 9h às 21h, na Praça Dom José Gaspar. Todas as atividades são gratuitas.

Um dos destaques da programação é a ampla participação de poetas da cidade, sobretudo da periferia, que realizarão saraus no evento. A Cooperifa, grande coletivo de saraus da capital paulistana, também estará presente na celebração.

A linguagem audiovisual é uma novidade na Libre deste ano e o público poderá ver, entre outras exibições, o documentário 50 anos do Golpe: “O dia que durou 21 anos”, pela Pequi Filmes. A música também acompanhará os visitantes: a Big Band Villa Lobos é um dos destaques da programação.

Diversas oficinas tomarão os espaços da praça, assim como lançamentos de livros e stands de 38 editoras, que exibirão suas publicações durante os quatro dias de evento.

Haverá ainda a presença de Juca Ferreira (Secretário Municipal de Cultura) e César Gallegari (Secretário Municipal de Educação), prestigiando esse momento tão importante para a literatura brasileira no dia 10/4, às 11h.

Seguindo o formato de edições anteriores, a LIBRE, Liga Brasileira de Editoras, que organiza a Primavera dos Livros, mantém seu desejo e compromisso com a comunicação de publicações trabalhadas por editoras alternativas, ou seja, aquelas que não se inserem nos Best Sellers.
Um dos pontos autos da ação promovida pela LIBRE é a bibliodiversidade, um termo análogo a biodiversidade. Seus idealizadores acreditam que não basta o ambiente ser rico e vasto, sendo amplamente necessário que esses “seres” interajam. É essencial compreender a importância da diversidade e da comunicação no ambiente literário – “E é neste enfoque que a Libre trabalha. Com a bibliodiversidade em pauta, queremos fazer com que esse ‘ecossistema’ de livros seja o mais diverso possível, que interajam e circulem para a democratização entre editoras, autores e leitores. Assim, mantemos vivo este circulo literário”, explica Haroldo Ceravolo, presidente da instituição.

SERVIÇO
10ª Edição da Primavera dos Livros
Data: dia 10 a 13 de abril, das 9h às 21h
Todas as atividades são gratuitas

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *