Ivan Pinheiro Machado abre a exposição O Mundo Como Ele Não É, no Espaço Cultural Citi

Ivan Pinheiro Machado, pintor, arquiteto e fotógrafo, abre a exposição O Mundo Como Ele Não É, no Espaço Cultural Citi, com curadoria de Jacob Klintowitz. A mostra conta com 28 telas que reproduzem cenas da cidade de Nova York com exatidão e realismo.

A precisão da fotografia e o fascínio pessoal por grandes centros urbanos representam as maiores inspirações de Ivan, levando-o a recriar, em suas pinturas, todos os “cacos” cotidianos que se manifestam em placas, becos, lixos, sinais, etc. “É tão forte o realismo das cenas urbanas de Ivan Pinheiro Machado que podemos não sentir que se trata de ficção. A sua obra tem a particularidade de uma delicada luz que a percorre e é quase despercebida.”, comenta o curador da exposição. Com o tema urbano, o artista registra uma existência visível em detalhes da megacidade: “Gosto dos contrastes, como dos “yellow cab” novaiorquinos contra o cinza da cidade. Curto os outdoors, as pontes, os edifícios, os engarrafamentos, os semáforos agrupados como cachos de bananas. Acho lindos estes semáforos.”, nas palavras do artista.

Resultado de um desenvolvimento técnico que vive há quase 40 anos, Ivan usa fotografias como ponto de partida para suas pinturas, seguindo uma estética realista, pautada em grafismos, e demonstrando domínio técnico singular. A temática de seu trabalho pode variar, mas sempre possui uma grande cidade como fundo, evidenciando as surpresas que as ruas e esquinas lhe oferecem. O essencial, para ele, são os detalhes da metrópole: a cor, a luz, o estranho, o inusitado, onde o ser humano atua como “presença ausente” na maioria das telas. “Eu gosto de partir de uma foto e transformá-la, propondo um ângulo intrigante, curioso e até dramático. Aí então o pintor é gratificado, pois as pessoas olham com espanto, como se fosse a primeira vez que estivessem vendo aquilo.”, conclui.

SERVIÇO
Ivan Pinheiro Machado – O Mundo Como Ele Não É
Abertura: 7 de abril de 2014, segunda-feira, às 19h
Período: 8 de abril a 6 de junho de 2014
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9 às 19h. Sábado, domingo e feriados, das 10 às 17h.
Curadoria: 
Jacob Klintowitz
Local: Espaço Cultural Citi
Endereço: Av. Paulista, 1.111 – São Paulo, SP
Tel.: (11) 4009 3000

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *