Festival Varilux de Cinema Francês realiza sessões a céu aberto na UERJ

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 2 abril, 2014 13:30

Festival Varilux de Cinema Francês realiza sessões a céu aberto na UERJ

A edição 2014 do Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece entre 9 e 16 de abril em cerca de 45 cidades, terá sessões a céu aberto e gratuitas na Concha Acústica da UERJ. Na programação, cinco filmes: “O Amor é um Crime Perfeito”, de Jean-Marie Larrieu (10/04); “Eu, Mamãe e os Meninos”, de Guillaume Gallienne (14/04); “Uma Juíza sem Juízo”, de Albert Dupontel (15/04); e “A Grande Volta”, de Laurent Tuel (16/04) serão mostrados com legenda. Já “Uma Viagem Extraordinária”, de Jean-Pierre Jeunet, ganha sessão dublada especialmente para as crianças no dia 11 de abril. A entrada é franca, sujeita a lotação.

Festival Varilux de Cinema Francês-UERJ-PROMO PHOTOS-02ABRIL2014-01 Festival Varilux de Cinema Francês-UERJ-PROMO PHOTOS-02ABRIL2014-02

Com produção da Bonfilm, o evento reúne também outras atividades paralelas, como a 3ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, Masterclasses com o diretor Jean-Pierre Jeunet na FAAP (São Paulo) e na UFRJ (Rio de Janeiro), uma mostra em sua homenagem no M.I.S. em São Paulo e no Instituto Moreira Salles no Rio, e um projeto educativo em mais de 15 cidades, que exibirá gratuitamente para as escolas parte da programação do festival. E, pela primeira vez, o Festival Varilux contará com um grande clássico francês: “Os incompreendidos”, de François Truffaut, projetado em versão digital restaurada, no âmbito da comemoração dos 30 anos da morte do diretor.

Sobre o festival

De 9 a 16 de abril, o Festival Varilux de Cinema Francês exibe o melhor da cinematografia francesa recente, uma seleção de 16 filmes, com os mais variados gêneros e os mais destacados diretores e atores do momento. A edição 2014 chega a 45 cidades (70 cinemas) com estimativa de 100 mil espectadores.

A delegação marca presença em São Paulo e no Rio de Janeiro e contará com nomes consagrados da cinematografia francesa como os diretores Jalil Leslpert (“Yves Saint Laurent”), Jean-Pierre Jeunet (“Uma Viagem Extraordinária”), a atriz e diretora Nicole Garcia (“Um belo domingo”) o e cineasta Philippe Claudel (Antes do Inverno) e os diretores Jean-Marie Larrieu (“O Amor é um Crime Perfeito”), Marc Fitoussi (“Um Amor em Paris”) e Laurent Tuel (“A Grande Volta”). Eles apresentarão sessões dos seus filmes e participarão de debates para o público paulista e carioca.

LISTA DE FILMES DO FESTIVAL

A Grande Volta (La grande boucle)
De Laurent Tuel, com Clovis Cornillac, Bouli Lanners, Ary Abittan, Elodie Bouchez
2012 – Comédia – 1h38
Distribuição no Brasil: Mares Filmes

François é apaixonado pelo Tour de France. Demitido por seu patrão e abandonado pela mulher, ele vai fazer a “grande volta” saindo um dia antes dos profissionais. Ele é logo seguido pelos outros, inspirados por seu desafio. Os obstáculos são inúmeros, mas os rumores da sua proeza se espalham. As mídias se inflamam, os passantes o aclamam, o Maillot Jaune se enfurece. François deve ser detido.

Antes do Inverno (Avant l’hiver)
De Philippe Claudel, com Daniel Auteuil, Kristin Scott Thomas, Leila Bekhti, Richard Berry.
2012 – Drama – 1h43
Distribuição no Brasil: Mares Filmes

Paul é um neurocirurgião de 60 anos casado com Lucie. Um dia, buquês de rosa começam a ser entregues de forma anônima na casa deles no mesmo momento em que Lou, uma jovem de 20 anos não para de cruzar o caminho de Paul. Então as máscaras começam a cair: será que todos são realmente o que fingem ser? Ainda há tempo, antes da velhice, de ousar e revelar os subentendidos e os segredos?

Eu, Mamãe e os Meninos (Les garçons et Guillaume, à table!)
De Guillaume Gallienne, com Guillaume Gallienne, André Marcon, Françoise Fabian, Diane Kruger.
2013 – Comédia – 1h25
Distribuição no Brasil: Mares Filmes

A primeira lembrança que tenho da minha mãe foi quando tinha quatro ou cinco anos. Ela nos chamava, meus dois irmãos e eu, para o jantar dizendo: “Meninos e Guillaume, está na mesa!” e da última vez que falei com ela pelo telefone, ela desligou me dizendo: “Um beijo, minha querida”; pois é, digamos que entre essas duas frases, há alguns mal-entendidos.

Grandes Garotos (Les Gamins)
De Anthony Marciano, com Alain Chabat, Max Boublil, Sandrine Kiberlain, Mélanie Bernier.
2012 – Comédia – 1h35
Distribuição no Brasil: Mares Filmes

Logo depois de ficar noivo, Thomas conhece seu futuro sogro, Gilbert, casado há 30 anos com Suzanne. Gilbert, desiludido, está convencido de que deixou a vida passar por causa do seu casamento. Ele dissuade Thomas a se casar com sua filha Lola e o motiva a abandonar tudo junto com ele. Eles se lançam numa nova vida de garotos, cheia de peripécias, convencidos de que a liberdade é isso. Mas qual é o preço de retomar seus sonhos de adolescente?

Lulu, Nua e Crua (Lulu Femme Nue)
De Solveig Anspach, com Karin Viard, Bouli Lanners, Claude Gensac
2013 – Comédia dramática – 1h27
Distribuição no Brasil: Bonfilm

Após uma entrevista de emprego que não é boa, Lulu decide não voltar para casa e parte deixando o marido e seus três filhos. Ela não premedita nada. Ela se concede alguns dias de liberdade sem outro projeto além de aproveitar plenamente. No caminho, Lulu cruza com pessoas que também estão na beirada do mundo. Três encontros decisivos vão ajudar Lulu a reencontrar uma antiga conhecida que ela perdeu de vista: ela mesma.

O Amor é um Crime Perfeito (L’amour est un crime parfait)
De Jean-Marie Larrieu et Arnaud Larrieu, com Mathieu Amalric, Karin Viard, Maïwenn, Sara Forestier, Denis Podalydès.
2013 – Thriller – 1h51
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes

Professor de literatura na Universidade de Lausanne, Marc tem a fama de colecionar aventuras amorosas com suas alunas. Alguns dias após o desaparecimento da mais brilhante entre elas, que foi sua última conquista, ele encontra Anna, que tenta saber mais sobre sua nora desaparecida.

O Passado (Le passé)
De Asghar Farhadi, com Bérénice Bejo, Tahar Rahim, Ali Mossafa.
2013 – Drama – 2h10
Distribuição no Brasil: California Filmes

Após quatro anos de separação, Ahmad chega a Paris de Teerã, a pedido de Marie, sua esposa francesa, para assinar o divórcio deles. Durante sua estada, ele descobre a relação conflituosa entre Marie e sua filha, Lucie. Os esforços de Ahmad para tentar melhorar essa relação vão revelar um segredo do passado.

Suzanne (Suzanne)
De Katell Quillévéré, com Sara Forestier, François Damiens, Adèle Haenel, Paul Hamy
2012 – Drama – 1h34
Distribuição no Brasil: Bonfilm

Filha-mãe na adolescência, Suzanne vive com seu pai caminhoneiro e sua irmã, da qual é inseparável. Sua vida muda quando ela se apaixona por Julien, ladrãozinho que a leva para sua vida de vagabundo. Segue a fuga, a prisão, o amor louco que ela persegue até deixar tudo para trás.

Um Amor em Paris (Paris Follies)
De Marc Fitoussi, com Isabelle Huppert, Pio Marmai, Jean-Pierre Daroussin
2013 – Comédia – 1h54
Distribuição no Brasil: Tucuman Filmes

Com 50 anos, mas ainda muito dinâmicos, Brigitte e Xavier são criadores em Charolles. Seus dois filhos partiram e o casal se vê num face a face incerto, fechado numa rotina que é cada vez mais pesada para Brigitte. Um dia, a festa surpresa de jovens parisienses na casa vizinha acelera a crise latente.

Um Belo Domingo (Un Beau Dimanche)
De Nicole Garcia, com Louise Bourgoin, Pierre Rochefort, Dominique Sanda.
2013 – Comédia dramática – 1h35
Distribuição no Brasil: Mares Filmes

Baptiste é professor no sul da França. Na véspera de um fim de semana, contra sua vontade, ele herda Mathias, um dos seus alunos esquecido na saída da escola por um pai negligente. Mathias leva Baptiste até sua mãe, Sandra. Em um dia os três se apaixonam. Mas Sandra tem que ir embora, fugir de uma ameaça por causa de uma dívida. Para ajudá-la, Baptiste deverá voltar às origens da sua vida, ao que ele tem de mais doloroso.

Um Plano Perfeito (Un Plan Parfait)
De Pascal Chaumeil, com Diane Kruger, Dany Boon.
2012 – Comédia – 1h44
Distribuição no Brasil: Mares Filmes

Para evitar a maldição que destrói todos os primeiros casamentos da sua família, Isabelle tem uma estratégia para se casar com o homem que ama: encontrar um tolo, se casar com ele e se divorciar. Um plano perfeito se o alvo não fosse o infernal Jean-Yves Berthier, redator de um guia de viagem que ela vai acompanhar do Kilimanjaro a Moscou.

Uma Juíza sem Juízo (Neuf Mois Ferme)
De Albert Dupontel, com Sandrine Kiberlain, Albert Dupontel, Nicolas Marié.
2012 – Comédia – 1h22
Distribuição no Brasil : Europa Filmes

Ariane Felder está grávida! É ainda mais surpreendente por ser uma jovem juíza de hábitos rígidos e solteira convicta. Mas o pior é que o pai da criança é nada menos que Bob, um criminoso perseguido por uma terrível agressão! Ariane, que não se lembra de nada, tenta então entender o que pode ter acontecido e o que o aguarda.

Uma Relação Delicada (Abus de Faiblesse)
De Catherine Breillat, com Isabelle Huppert, Kool Shen, Laurence Ursino.
2012 – Drama – 1h44
Distribuição no Brasil: Bonfilm

Vítima de uma hemorragia cerebral, Maud, cineasta, acorda uma manhã hemiplégica e diante de uma solidão inexorável. Presa à cama, mas determinada a continuar seu filme, ela conhece Vilko, embusteiro de gente famosa, ao assistir a um programa na televisão. Maud o quer em seu próximo filme. Eles se encontram. Ele não a deixa mais, tira tudo o que ela tem, mas lhe dá alegrias.

Uma Viagem Extraordinária (L’Extravagant voyage du jeune et prodigieux T.S. Spivet)
De Jean-Pierre Jeunet, com Helena Bonham Carter, Judy Davis, Callum Keith Rennie, Kyle Catlett.
2013 – Aventura – 1h45
Distribuição no Brasil: California Filmes

T.S. Spivet vive num rancho isolado de Montana. Garoto superdotado e apaixonado por ciência, ele inventou a máquina de movimento perpétuo, o que o fez receber um prêmio muito prestigioso. Sem dizer nada à família, ele parte, sozinho, para buscar sua recompensa e atravessa os EUA num trem de mercadorias. Mas ninguém imagina que o feliz premiado só tem dez anos e carrega um segredo tão pesado.

Yves Saint Laurent (Yves Saint Laurent)
De Jalil Lespert, com Pierre Niney, Guillaume Gallienne, Charlotte Le Bon, Laura Smet.
2013 – Biopic – 1h46
Distribuição no Brasil: Paris Filmes

Paris, 1957. Com apenas 21 anos, Yves Saint Laurent assume a famosa marca de alta costura fundada por Christian Dior, falecido recentemente. Em seu primeiro desfile triunfal, ele conhece Pierre Bergé, um encontro que irá mudar sua vida.

SERVIÇO
Evento: Festival Varilux de Cinema Francês realiza sessões a céu aberto na UERJ
Data: 9 e 16 de Abril | Horário: consultar programação
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Endereço: São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ
Classificação etária: consultar programação
Ingressos: entrada franca
Informações para o público: (21) 2334-0000

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 2 abril, 2014 13:30


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/4/63/73/recantoadormecido2/public_html/wp-content/themes/allegro-theme/functions/filters.php on line 188

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/4/63/73/recantoadormecido2/public_html/wp-content/themes/allegro-theme/functions/filters.php on line 189
<

Facebook