Evento “15 X ÁUSTRIA” traz toda a riqueza da cultura AUSTRÍACA para a CIDADE DAS ARTES

Idealizado pela Embaixada da Áustria e realizado pela Inffinito, o evento “15 x Áustria”, que acontecerá de 22 de março a 5 de abril, no Rio, vai apresentar para o público brasileiro o que a cultura austríaca tem de melhor. O evento vai ocupar por quinze dias a Cidade das Artes, na Barra, com uma programação diversificada e inteiramente gratuita de música, cinema e arte voltada para crianças e adultos, com a participação de artistas nacionais e internacionais.

15 X ÁUSTRIA-cultura AUSTRÍACA-PROMO-24MARCO2014

Quem for a Cidade das Artes terá a chance de fazer um mergulho profundo na cultura austríaca, conhecendo o que há de mais relevante na cena musical, artística e cinematográfica do país de origem de D. Leopoldina, a primeira imperatriz brasileira que chegou ao Brasil para casar-se com D. Pedro I, em 1817.

“Com este evento queremos forjar uma imagem de excelência – a Áustria está muito presente no Brasil com imagens conhecidas, músicas que lembram momentos importantes, design que se tornou universal e grandes nomes do cinema mundial. Poucos sabem que também há mais de 200 empresas radicadas no Brasil, com tecnologia de ponta. A elas, e as empresas brasileiras e internacionais que nos apoiaram, vai nosso agradecimento!”, diz a embaixadora Marianne Feldmann.

Começando pela música, o evento conta com uma programação especial de concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira. A abertura de gala, dia 22 de março, terá a presença do concertmaster da Filarmônica de Viena, Rainer Honeck, acompanhado pela OSB, com regência de Roberto Minczuk. O evento terá ainda um concerto dedicado a Richard Strauss (em 2014 se celebram 150 anos do seu nascimento); um recital de piano a quatro mãos, dedicado à valsa e sua influencia sobre compositores no mundo inteiro, com os prestigiosos pianistas Marialena Fernandes e Ranko Markovic; uma noite dedicada aos mestres Mozart e Haydn (OSB com a pianista Marialena Fernandes); e um dueto recital do pianista Michael Weingartmann e o tenor Herbert Lippert com Arias e Lieder. Fechando com chave de ouro, Lieder volta a se apresentar no último dia de evento, numa noite de gala inteiramente vienense ao lado da solista soprano Marta Poliszot e o conjunto Wiener Saloniker, acompanhado pela OSB.

A lista de filmes, desde clássicos até avant-garde, vai contemplar tanto o público infantil quanto adulto. Entre os selecionados, temos “A noviça rebelde”, de Robert Wise, o musical mais clássico de todos os tempos, que retrata a Áustria e sua resistência à ocupação nazista durante a 2ª Guerra; “Os falsificadores”, de Stefan Ruzowitzky, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008; além de “Metrópolis” e “M, o vampiro de Dusseldorf”, dois clássicos de Fritz Lang, um dos maiores mestres do cinema mundial, que tem influenciado gerações e gerações de cineastas. A programação também conta com uma mostra especial de filmes dirigidos por novos talentos da cinematografia austríaca.
Para finalizar, sob a curadoria de Luiz Dolino, o evento contará também com uma exposição em homenagem ao grande mestre moveleiro Michael Thonet. Criador da cadeira mais fabricada da história (60 milhões de exemplares), mais conhecida como a nº 14, Michel Tonet abriu as portas para o desenho em série e ao mobiliário moderno com seu design visionário e atemporal.

SOBRE A IMPERATRIZ – Maria Leopoldina nasceu em Viena, Áustria, em 22 de janeiro de 1797 e faleceu em 11 de dezembro de 1826, no Rio de Janeiro. Culta, refinada, inteligente, poliglota, amante das ciências, estrategista e dona de um sobrenome de peso, a imperatriz desempenhou importante papel na história nacional. Sua atuação foi fundamental na decisão de D. Pedro de ficar no Brasil e declarar a independência. A missão científica trazida pela imperatriz levou à fundação de um “Museu Brasileiro” em Viena que hoje constitui a mais valiosa coleção de arte amazônico brasileiro no mundo.

D. Leopoldina recebeu diversas homenagens Brasil afora, inspirando nomes de cidades, como a Colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e também da escola de samba Imperatriz Leopoldinense (localizada na zona da Estrada de Ferro Leopoldina assim batizada em sua homenagem), sendo o tema do samba-enredo da escola em 1996.

“15 x Áustria” é um evento produzido pela Inffinito e realizado em parceria com a Embaixada da Áustria, no Brasil, Cidade das Artes, e o Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocinado pelas empresas Vale, Pricewaterhouse-Cooper, e Andritz Hydro do Brasil e com o apoio da Bebê Saúde (MAM), Plasser do Brasil, Orquestra Sinfônica Brasileira, Credit Suwisse e RedBull. O projeto conta ainda com os amigos do evento: Alpla, AVL, AHT Refrigeradores Fronius do Brasil, Blum do Brasil, Dürr, Fronius do Brasil Glock do Brasil, AHT Refrigeradores e Mils Electronics.

:::: PROGRAMAÇÃO ::::

CONCERTOS

Sábado, 22 de março

20h – Concerto #1 –Gala de abertura
Orquestra Sinfônica Brasileira e Rainer Honeck, concertmaster da Orquestra Filarmônica de Vienna
BEETHOVEN: Concerto para violino e orquestra, op. 61, Ré maior
BRAHMS, Sinfonia nº 1, op. 68, Dó menor

Domingo, 23 de março

18h – Concerto #2 – Tributo a Richard Strauss
Orquestra Sinfônica Brasileira e Rainer Honeck, concertmaster da Orquestra Filarmônica de Vienna
Richard STRAUSS: Don Juan, TrV156, op. 20
Richard STRAUSS: As alegres travessuras de Till Eulenspiegel, TrV171, op. 28
Richard STRAUSS: O Cavaleiro da Rosa, TrV 227, op. 59, (Concert Suite)

Sábado, 29 de março

20h – Concerto #3 Mozart e Haydn
OSB e solista Marielena Fernandes
Wolfgang Amadeus MOZART: La clemenza di Tito, K.621: Overture
Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto para piano e Orquestra K.595, Si bemol maior
Joseph HAYDN: Sinfonia nº 94 em Sol maior “Surpresa”

Domingo, 30 de março

18h – Concerto #4 –Duo de piano a 4 mãos
Marialena Fernandes e Ranko Markovic, piano
ARNOLD SCHÖNBERG: Seis peças
WOLFGANG RIHM: De “algumas valsas curtas”
SERGEI RACHMANINOV: Seis peças op.11
JOHANN STRAUSS SEN.: Sinais de dança op.218
P.I.TCHAIKOWSKY/S.RACHMANINOV: A bela adormecida, Suite op.61a

Quinta-feira, 3 de abril

21h – Concerto #5 – Recital
Herbert Lippert, tenor / Michael Weingartmann, piano
Ludwig van BEETHOVEN: “An die ferne Geliebte“ (À amada distante), op.98
Hugo Wolff: seleção de canções
R. SCHUMANN: Amor de Poeta, op. 98

Sexta-feira, 4 de abril

21:30h – Concerto de encerramento
Herbert Lippert, tenor
Marta Poliszot, soprano
OSB e os “Wiener Saloniker”
Franz LEHÁR: Amigos, vale a pena viver…..
Franz von SUPPÉ: abertura “Poeta e camponês”
Joseph LANNER: “Os Schönbrunner”, valsa op. 200
Johann STRAUSS: “A libélua”, Polka-Mazur, op. 204
Franz LEHÁR: Todo meu coração é teu…
Johann STRAUSS: “Voizes da Primavera”, valsa op. 410
Julius FUCÍK: “Marcha Florentina”, op. 214
Carl MILLÖCKER: “Fiz laços delicados”
Johann STRAUSS: “Eljen a Magyar”, Polka rápida op. 332
Franz LEHÁR: Cancao de Vilja de “A Viúva Alegre”
Eduard STRAUSS: “Bahn frei”, Galopp op.45
Johann STRAUSS: “Sangue Vienense”, valsa op. 354

Classificação Etária: LIVRE
Menores entram acompanhados de responsáveis.

CINEMA

Terça-feira, 25 de março

14h – SISSI, A IMPERATRIZ (Die Junge Kaiserin, drama histórico, 1955, 102min), de Ernst Marischka – classificação indicativa – Livre
Sinopse: A jovem Sissi (Rommy Schneider) acompanha sua irmã mais velha durante a recepção ao jovem imperador austro-húngaro Franz Josef (Karlheinz Böhm), quando seria oficializado o noivado dos dois. Sem saber que Sissi é irmã de sua futura noiva, o imperador se apaixona por ela.
Direção: Ernst Marischka
Elenco: Romy Schneider, Karlheinz Böhm e grande elenco

Quarta-feira, 26 de março

14h – ARS Eletronia (vários, 2012/2013, 60min) – classificação indicativa 10 anos
Sinopse: Seleção de curtas metragens de animação voltados ao público juvenil.
Direção: vários
Quinta-feira, 27 de março

14h – A NOVIÇA REBELDE (Sound of Music, 1965, musical, 152min), de Robert Wise – Classificação indicativa – Livre
Sinopse: No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp, que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Um dos maiores clássicos da história do cinema mundial.
Direção: Robert Wise
Elenco: Julie Andrews, Christopher Plummer e grande elenco
Sexta-feira, 28 de março

20h – M, O VAMPIRO DE DUSSELDORF (M, policial, 1931, 110min), de Fritz Lang – Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: No final da década de 20, um assassino de crianças aterroriza uma cidade. A polícia sai a procura do infanticida, deixando as ruas repletas de tiras, ameaçano as atividaders ilícitas do submundo do crime. Os bandidos se organizam e capturam o assassino, levando-o a julgamento onde decidirão se o entregam a justiça ou o condenam a morte. Primeiro filme sonoro de Fritz Lang er para muitos sua obra máxima.
Direção: Fritz Lang
Elenco: Peter Lorre, Otto Wernicke, Gustaf Gründgens e grande elenco

Sábado, 29 de março

18h – MOSTRA JOVENS TALENTOS (vários, 2012/2013, 64min) – Classificação Indicativa 12 anos
Sinopse: Seleção de curtas metragens de recente produção realizados por jovens talentos do cinema austríaco. Filmes exibidos e premiados em festivais internacionais.
Direção: Daniel Moshel, Harald Hund, Paul Horn, Nikki Schuster, Edith Stauber, Reinhold Bidner, Nikki Schuster, Harald Hund e Paul Wenninger
Elenco: vários

Domingo, 30 de março

20h – REVANCHE (Revanche, 2008, drama, 121min), de Götz Spielmann – Classificação indicativa – 18 anos
Sinopse: Perto de uma floresta, o casal Robert e Susanne vivem em uma casa recém-construída. Eles têm uma vida comum como a maioria das pessoas. Enquanto isso, em Viena, no distrito da luz vermelha, onde a prostituição impera, boa parte dos habitantes tem um emprego que não dá para muita coisa. Assim como Tamara, uma prostituta ucraniana e Alex, que também trabalha no bordel. Eles formam um casal, mas têm que manter segredo, pois empregados não podem se envolver. Tamara e Alex querem sair desta vida, mas precisam do dinheiro antes. Para isso ele resolve roubar um banco em uma cidade próxima. A partir deste fato, as vidas de Robert, Susanne, Taram e Alex se cruzam.
Direção: Götz Spielmann
Elenco: Johannes Krisch, Irina Potapenko, Michael-Joachim Heiss e grande elenco

Quinta-feira, 03 de abril

20h – OS FALSIFICADORES (Die Fälscher, 2007, drama de guerra, 99min), de Stefan Ruzowitzky – Classificação indicativa – 12 anos
Sinopse: Salomon Sorowitsch é um falsário judeu preso pelo então policial Friedrich Herzog em 1936 e levado a um campo de concentração. Anos depois ambos reencontram-se com Herzog já na patente de Sturmbannführer da SS. Este cria um grupo liderado por Salomon para trabalhar na produção decédulas falsas de libras e dólares, tendo como recompensa manterem-se vivos e usufruindo de pequenos benefícios. Conhecida por “Operação Bernhard”, foi considerada a maior falsificação de dinheiro da história e produziu 130 milhões de libras esterlinas.
Direção: Stefan Ruzowitzky
Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow e grande elenco

Sexta- feira, 04 de abril,

20h – CREPÚSCULO DOS DEUSES (Sunset Boulevard, 1950, drama, 110min), de Billy Wilder – classificação indicativa – 14 anos
Sinopse: A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Blvd. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal. Clássico do grande diretor austríaco, radicado nos EUA, Billy Wilder.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Gloria Swanson, William Holden, Erich von Stroheim e grande elenco

Sábado, 05 de abril

20h – METROPOLIS (Metropolis, ficção científica, 1927, 148min), de Fritz Lang – Classificação indicativa – 16 anos
Sinopse: O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, marco do expressionismo alemão e dos filmes de ficção.
Direção: Fritz Lang
Elenco: Alfred Abel, Gustav Frölich, Brigitte Helm e grande elenco

EXPOSIÇÃO MOBILIÁRIO THONET – 22 de março à 04 de abril – 11hs às 22hs. LIVRE

Confira a programação completa a partir de 1º de março no site www.15xaustria.com.br

SERVIÇO
Evento: “15 X ÁUSTRIA” TRAZ TODA A RIQUEZA DA CULTURA AUSTRÍACA PARA A CIDADE DAS ARTES
Data: De 22 de Março de 2013 a 05 de Abril 2014
Local: Cidade das Artes
Endereço: Av. Das Américas n.º 5300  Barra da Tijuca-RJ
Classificação etária: consultar programação.
Ingressos: consultar programação.
Informações para o público: (21) 3325-0102 / (21) 3328-5300 / (21) 2555 8915
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *