Caminhos da Gestão Cultural é tema de projeto no Sesc São José dos Campos

Entre os meses de março a maio e de agosto a novembro, o Sesc São José dos Campos, em uma parceria inédita com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realiza o Projeto Lugares da Cultura, uma série de encontros para a apresentação e o tratamento de temas relacionados à gestão cultural.

A gestão cultural vem sendo objeto de crescente interesse para os profissionais envolvidos com a cultura. Artistas, gestores, educadores e outros apaixonados pelo tema buscam cada vez mais se apropriar dos conceitos ligados a essa área de estudo, de modo a conhecerem seu campo de trabalho e a qualificarem suas ações.

Voltados prioritariamente aos profissionais que atuam na área, os encontros têm o objetivo de permitir o aprofundamento de conceitos por meio de palestras com alguns dos principais teóricos da cultura, além de promoverem a discussão sobre o encontro entre teoria e prática, nos debates com profissionais de grande experiência na produção e na gestão culturais.

Aliados aos textos de apoio, especialmente elaborados pelos convidados para a preparação dos participantes, os encontros do projeto Lugares da Cultura se constituem em oportunidades singulares para o aprimoramento profissional dos trabalhadores da cultura na cidade de São José dos Campos e na região.

A programação é composta por sete módulos que tratam respectivamente dos seguintes temas: Conceitos de Cultura; Cultura e diversidade; Cultura e educação: intersecção e limites; Cultura e Memória; O contemporâneo na cultura; Territórios da cultura e o lugar das políticas públicas e privadas; e Públicos da Cultura.

Entre os convidados encontram-se nomes como Ana Mae Barbosa, Célio Turino, Danilo Santos de Miranda, Dennis de Oliveira, Dilma de Melo, Marco Aurélio Máximo Prado, Renato Janine Ribeiro, Teixeira Coelho, entre outros. Alguns nomes ainda estão sujeitos a confirmação.

A primeira série de atividades que aborda o tema, Conceitos de Culturaacontece nos dias 26 e 27, quarta e quinta, às 19h, no Auditório do Sesc.

No primeiro dia, ocorre uma palestra com a presença do filósofo e professor titular da USP Renato Janine Ribeiro.

No dia seguinte, haverá mesa de debates com Célio Turino, escritor, historiador e idealizador dos Pontos de Cultura, e Dennis de Oliveira, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Os encontros abordam os múltiplos significados da cultura ao longo da história moderna ocidental: produção artística e intelectual; os conceitos e suas aplicações em diferentes conceitos sociais.

As inscrições para o evento já estão esgotadas. Os interessados podem se inscrever na lista de espera presencialmente na Central de Atendimento do Sesc ou pelo telefone (12) 3904-2000.

SERVIÇO
Projeto Lugares da Cultura
Palestra e Mesa de Debates
Conceitos de Cultura
Com Renato Janine Ribeiro e Célio Turino
Datas: 26 e 27, quarta e quinta, às 19h
Auditório
Recomendação etária 14 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *