Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais celebram o centenário de nascimento de Guerra-Peixe e o Romantismo de Sergei Rachmaninoff

A Fundação Clóvis Salgado dá sequência à temporada 2014 de apresentações da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com homenagem ao centenário de nascimento de César Guerra-Peixe (1914-1993). Sob regência do maestro titular Marcelo Ramos, e acompanhado do Coral Lírico de Minas Gerais, o concerto será realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes, com execução inédita da “Sinfonia Nº. 2 Brasília”, que teve as partituras restauradas. O legado de outro grande nome da música erudita mundial, o russo Sergei Rachmaninoff, integra o programa do concerto, que conta com a participação da solista convidada, a pianista russo-alemã Kristina Miller-Koeckert.

Uma das mais complexas obras da música clássica brasileira é o destaque deste concerto. Composta para um concurso, em 1960, que celebraria a inauguração da nova capital do país, “Sinfonia No. 2 Brasília”, será apresentada pela primeira vez com releitura completa das partituras originais e alteração no programa de ensaios para piano.

Raízes brasileiras – Pesquisador das manifestações folclóricas do nordeste do Brasil, Guerra-Peixe utilizou os modos mixolídio e lídio, bases da música nordestina de raiz, para compor a “Sinfonia No. 2 Brasília”, uma alusão aos milhares de imigrantes nordestinos que ajudaram a construir a Capital Federal.

A sinfonia executada pela OSMG apresenta, no último movimento, trechos originais do discurso feito pelo ex-presidente, Juscelino Kubistchek, durante a inauguração de Brasília.

Romantismo Europeu – “Concerto Nº2 em dó menor para piano e orquestra” é o segundo, e mais conhecido, dos quatro concertos escritos por Rachmaninoff. Composta em 1901, a obra segue o estilo clássico-romântico em três movimentos, incrustando uma seção lenta em meio a dois extremos de caráter mais animado. Cada uma das seções é tratada de maneira bastante livre, o que acaba por aproximar a partitura do gênero fantasia ou rapsódia.

Com solos de piano da convidada Kristina Miller-Koeckert, que está em turnê pelo Brasil, a peça coloca em evidência toda a complexidade e maestria do trabalho de Sergei Rachmaninoff, que foi um dos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica europeia e um dos pianistas mais influentes do século XX.

Dentre suas obras, The Bells (Os Sinos), baseada no poema do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, é uma das mais notórias. A maioria de suas peças é carregada de melancolia, um estilo romântico, com fortes influências de Tchaikovsky, Chopin e Liszt.

Acesso à música clássica –Para a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, as homenagens e séries executadas pela Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais são uma oportunidade para que o público tenha contato com grandes nomes e obras da música erudita mundial. “Promover o acesso à música clássica faz parte da política da Fundação Clóvis Salgado. Com todos esses concertos, nós possibilitamos que o público tenha mais contato com outros estilos e conheça o legado de compositores tão importantes”, destaca.

O maestro Marcelo Ramos explica que ambas as peças representam a síntese de compositores que buscam, por meio da música, traduzir os sentimentos de seus respectivos países. “Seja na busca pelo resgate do folclore e das tradições brasileiras, em Guerra-Peixe, ou no extremo romantismo, cadenciado pela melancolia, que temos em Rachmaninoff, o que impera em ambas as obras é uma extrema busca por evidenciar as características culturais dos países”, aponta.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais
Data: 21 de março
Horário: 20h30
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro
Classificação: 10 anos
Entrada: R$20,00 (R$10,00 meia)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *