Belgas da DAAU encerram projeto Fronteiras Instrumentais no Sesc Piracicaba

Grupo apresenta seu mais recente trabalho, intitulado Eight Definitions, no Teatro do Sesc Piracicaba na próxima quinta, 27/2, às 20h. A entrada é gratuita.

Três anos após o lançamento de The Shepherd’s Dream, os integrantes do Die Anarchistische Abendunterhaltung, ou simplesmente DAAU – nome emprestado do livro Lobo da Estepe, do escritor alemão Hermann Hesse – entraram em estúdio para gravar e produzir as composições de Eight Definitions, sétimo álbum da carreira, e base do repertório das apresentações no Brasil.

Formado por Han Stubbe (clarinete), Roel Van Camp (acordeom), Hannes d’Hoine (baixo acústico) e Jeroiem Stevens (bateria), o grupo promove uma mistura de estilos e experimentações sonoras que dificulta a categorização. Músicos de formação erudita com sentidos apurados para o jazz, o tango, o burlesco e a música folclórica europeia, a DAAU se caracterizou pelo espírito rock’n’roll das apresentações.

Gravado em 2013, Eight Definitions é descrito pela própria banda como um trabalho rico em detalhes, porém, ao mesmo tempo, mais minimalista. Se The Shepherd’s Dream foi o resultado de improvisações coletivas que conferiram ao disco atmosfera mais pesada e sombria, as novas composições, por outro lado, baseiam-se mais nas habilidades individuais dos músicos, abordagem que evidenciou as nuances e produziu uma sonoridade mais leve.

Para Han Stubbe, é possível reconhecer todos os álbuns da banda lançados até agora, como se Eight Definitions fosse um olhar nostálgico. Mixado em Berlim por Boris Wildorf, o conhecido produtor do grupo experimental alemãoEinstürzende Neubauten, o disco inaugura uma nova fase para a DAAU, sem, no entanto, perder de vista as origens. Uma declaração de que os músicos não tem medo de resistir ao espiríto do tempo

O show encerra o Fronteiras Instrumentais, projeto que visa trazer ao público do Sesc novas perspectivas sobre a música instrumental, em seus diferentes gêneros e abordagens. Durante o mês de fevereiro passaram pelo palco o percussionista são-carlense Emílio Martins (6/2), o duo Finlandia (13/2), e a banda paulistana Hurtmold (20/2).

DAAU sobe ao palco do Teatro às 20h. A entrada é livre e gratuita, os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência.

Sobre a DAAU

Formada 1992, na cidade portuária de Antuérpia na Bélgica, por quatro jovens com treinamento em música erudita, os irmãos Simon e Buni Lenski (que deixaram a banda em 2010 e 2006, respectivamente), Roel Van Camp e Han Stubbe, a DAAU gravou seu primeiro disco em 1995.  Os músicos ganharam notoriedade pelas apresentações impregnadas de energia rock’n’roll em bares e casas noturnas de sua terra natal.

Para a elaboração do segundo disco, We Need New Animals (1998), o grupo viajou à Espanha e contou com a participação de An Pierlé e de Angélique Willkie (ex – Zap Mama). O terceiro álbum saiu em 2001, intitulado Life Transmission. Cansados da luta sem fim com as grandes gravadoras, os músicos resolveram criar o próprio selo, Radical Duke Entertainment, produzir os próprios trabalhos e atuar na cena independente, desta nova fase são os aclamados Domestic Wildlife (2006) e  The Shepherd’s Dream (2010).

SERVIÇO
Fronteiras Instrumentais
DAAU (BEL)
Quando: 27 de fevereiro, quinta, às 20h
Sesc Piracicaba
Endereço:
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: Teatro
Classificação: Livre
Grátis
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência

Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *