Fundação Clóvis Salgado e JA.CA divulgam edital de Residências Nacional e Internacional

Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Programa de Residências Internacionais no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado e do JA.CA, Centro de Arte e Tecnologia, em que o edital contemplará 9 projetos de arte e 3 projetos de pesquisa, entre abril e novembro de 2014.

Podem se candidatar profissionais brasileiros e estrangeiros em duas categorias: Arte e Pesquisa. São considerados projetos de arte aqueles que busquem empregar experimentação e linguagens artísticas no desenvolvimento de obras, intervenções, pesquisas técnicas e processos relacionados à própria trajetória artística. Na categoria projetos de pesquisa, estão incluídas as propostas com viés mais reflexivo das artes e suas interfaces com outras áreas, gerando artigos, ensaios, textos e entrevistas, entre outros.

De acordo com Fernanda Machado, presidente da Fundação Clóvis Salgado, realizar essa ação em conjunto com o JA.CA é reafirmar a possibilidade de dialogar com projetos existentes e consolidados no panorama cultural de Minas Gerais. “Abrir espaço para diversas vozes é o que move a Fundação Clóvis Salgado no sentido de realizar parcerias e trocas capazes de realimentar a imaginação, estimulando sua força inventiva e os potentes intercâmbios simbólicos, como residências artísticas, ciclos de palestras e conversas abertas que ampliam o debate entre instituições, artistas, curadores, críticos e público”.

Para a diretora de Programação da Fundação Clóvis Salgado, Fabíola Mendonça, os programas de residência artística possibilitam integrar reflexão e prática em artes visuais onde experimentação e compartilhamento ativam processos e reflexões.

Durante o programa, os aprovados utilizarão o 3º andar do Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Além disso, vão participar de atividades como visitas curatoriais, debates, workshops e ações de encerramento a serem realizadas no final de cada ciclo de residência.

Francisca Caporali, diretora artística do JA.CA, destaca que estar no centro da cidade possibilitará uma reflexão sobre questões recorrentes em toda a Região Metropolitana que ali se apresentam de maneira mais intensa como mobilidade, conexões, acesso e permeabilidade. “Com a apropriação desse espaço, pretendemos instaurar um ambiente propício à criação e à promoção de práticas colaborativas e interdisciplinares. A proposta é fomentar uma prática artística que se firme como um instrumento de intervenção para o desenvolvimento de pessoas, comunidades e territórios”.

As propostas inscritas serão avaliadas nos critérios de originalidade e coerência do projeto proposto; trajetória artística; interações com o território urbano e com a comunidade local.

Sobre a residência – O programa é estruturado em 3 ciclos, com duração de 2 meses. Em cada um deles, serão contemplados 3 projetos de arte e 1 de pesquisa. Os artistas e pesquisadores serão beneficiados também com o registro impresso ou eletrônico do resultado final dos trabalhos. Os aprovados que residirem em outros estados ou no exterior recebem passagem aérea, de ida e volta, e hospedagem.

Os artistas ou pesquisadores brasileiros receberão, como ajuda de custo, um aporte de R$2.600. Os estrangeiros terão esse valor convertido em tíquetes ou cartões de alimentação e transportes com validade durante a residência. Além disso, os artistas terão um aporte com valor de até R$4.000 para execução de seus projetos.

Para se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail residencia2014@jacaarte.org: informações pessoais; descrição do projeto; carta de intenção, com até uma lauda; portfólio, com máximo de 10 imagens; e ficha de inscrição preenchida e assinada pelo candidato, que pode ser encontrada no site da Fundação clóvis Salgado (fcs.mg.gov.br) e JA.CA (www.jacaarte.org).

SERVIÇO
Edital de Residências Nacional e Internacional
Local: Centro de Arte Contemporânea – Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado
End.: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro – Belo Horizonte/MG
Data: De 8 de janeiro a 28 de fevereiro
Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *