Cia Noz de Teatro, Dança e Animação apresenta Cocô de Passarinho no Sesc Piracicaba

Cocô de Passarinho é o quarto espetáculo da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação, que introduz um novo elemento na sua pesquisa: a adaptação de uma obra literária infantil. A montagem, inspirada no livro homônimo de Eva Furnari, premiada autora da literatura infantil brasileira, fala de um assunto que geralmente é  um tabu no universo das crianças, e sobre o qual que até certa idade mostram-se curiosas: o cocô.

A história apresenta esses elementos como parte do cotidiano de homens e bichos, e conta a história dos poucos moradores de uma nova vila, que se encontram todos os dias na praça, mas não têm muito que falar. Suas vidas monótonas e sem perspectivas são transformadas a partir de um problema comum, ocasionado pelo cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças. Um dia,  um vendedor de flores passa pela cidade e uma situação inesperada transforma a vida de todos os habitantes do pequeno vilarejo.

A encenação dos cidadãos da vila é feita por personagens/bonecos do tamanho humano, que ganham vida por meio da técnica de manipulação direta. A realização desse novo espetáculo representa a consolidação da linguagem de um grupo, que aposta nas artes plásticas, na dança, na música, e agora no texto literário para a construção de sua poética teatral.

Em 2012, a Companhia foi contemplada com o  ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, na modalidade Produção e Temporada de Artes Cênicas para Crianças. Resultado deste apoio, Cocô de Passarinho estreou em 1º de junho de 2013, no Sesc Belenzinho, recebendo três estrelas pela Veja São Paulo.

A Cia. retorna ao Sesc Piracicaba nos dias 18 e 25 de janeiro, para apresentar o espetáculo POP e a intervenção Ora Bolas, respectivamente. As apresentações ocorrem sempre aos sábados, às 16h, a entrada é livre e gratuita.

Noz de Teatro

Propondo uma estética contemporânea, a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação explora a relação do ator com o objeto em cena, unindo as linguagens de interpretação, dança, música, artes plásticas e animação de objetos. A Companhia investiga novos materiais na confecção de bonecos, adereços e cenários, criando diversas possibilidades cênicas, além de trazer um importante diferencial: a inclusão de crianças com idade a partir de um ano como parte do público alvo, entendidas em suas características de seres lúdicos, poéticos e criativos, com direito à diversão original e de qualidade.

Com a coordenação e direção de Anie Welter (ex-XPTO e Pia Fraus) tem como integrantes atores, bailarinos e artistas plásticos, atuando em um de processo de pesquisa colaborativo. Nesse processo, estreou em 2005 o espetáculo Oras Bolas – o primeiro da Companhia, com o qual participou de vários festivais pelo Brasil, entre eles o Floripa Teatro – 16º Festival Isnard Azevedo.

SERVIÇO
Cocô de Passarinho
Quando: dia 11 de janeiro, sábado, às 16h.
Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: Teatro
Classificação: Livre para todos os públicos.
Entrada Gratuita. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.
Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *