Itu recebe neste final de semana a 1ª e 2 ª etapa da Copa Kart Eficiente 2013

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 13 dezembro, 2013 09:02

Itu recebe neste final de semana a 1ª e 2 ª etapa da Copa Kart Eficiente 2013

O automobilismo ocupa a 2ª posição na preferência do grande público, entre as atividades esportivas praticadas no Brasil, atrás apenas do futebol. Como forma de incentivar esta categoria esportiva, acontece neste final de semana em Itu a 1ª etapa da Copa Kart Eficiente 2013. O campeonato faz parte do projeto Parakart sendo uma modalidade relacionada ao automobilismo que incentiva as pessoas com deficiência, com karts adaptados, a vivenciar todas as emoções deste esporte. O evento acontece no dia 14 de dezembro a partir das 11h00 na Arena Brasil Kirin (antigo Kartódromo Arena Schincariol).

O projeto busca contribuir para a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho, rompendo a barreira de preconceitos, demonstrando que as pessoas com deficiência são eficientes e não deficientes. Idealizado para proporcionar a pessoas com deficiência todas as emoções de pilotar um kart, utiliza mecânica quase idêntica aos F-4 tradicionais, com adaptações para que os pilotos acelerem e freiem utilizando controles manuais localizados no volante.

A etapa de Itu da Copa Kart Eficiente 2013 conta com o patrocínio das empresas: Emicol, Razzo, York Plásticos, Vinícola Salton, Wheaton Brasil e Guaraná Antártica. O evento conta com a realização da Associação Morungaba e conta com o apoio da 3S Projetos, sendo realizado com recursos captados através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

A Copa Kart Eficiente 2013 é fruto de um trabalho sério e consistente desenvolvido nos últimos seis anos com parceiros de visão conseguiram junto à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o Ministério do Esporte o reconhecimento necessário para aumentar a abrangência da categoria Parakart. Com esse apoio a organização pretende levar o automobilismo a uma parcela da população que possui deficiência física para  desfrutar dos benefícios que o esporte proporciona.

História

Após 2 anos preparando os equipamentos de pilotos com deficiência física  Domingos Zamora (Mingo) decidiu montar uma equipe de pilotos com necessidades especiais para as 500 milhas da Granja Viana. A partir deste momento nascia de forma consistente o projeto da Copa São Paulo de Parakart que tomou grande impulso após a realização do Road Show de Karts adaptados na REATECH de 2008 onde todo e qualquer deficiente poderia experimentar a emoção de pilotar um kart adaptado.

Entretanto, criou-se uma categoria organizada e exclusiva para pessoas com deficiência com a criação da 1ª Copa São Paulo de Parakart em 2008, que contou com 5 etapas, em 2009 a copa passou a ter 10 etapas. Nessas etapas de 2008 e 2009 a categoria era composta por apenas 14 pilotos. No ano de 2009, a categoria passou a ser reconhecida pela CBA e teve seu primeiro Campeonato Brasileiro realizado nos dias 24 e 25/07 no Kartódromo Raceland, em Curitiba(PR) disputado por 14 pilotos. Em 2011 esse número passou a ser de 25 pilotos dando mais competitividade para a modalidade.

SERVIÇO
Copa Kart Eficiente 2013
Data: 14 e 15 de dezembro de 2013
Horário: 11h00
Local: Arena Brasil Kirin (antigo Kartódromo Arena Schincariol)
Endereço: Estrada Itu, 442 – Itu/SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 13 dezembro, 2013 09:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Facebook

Paris Pode Esperar


Um Tio Quase Perfeito