Sesc Piracicaba traz Mostra que apresenta filme sobre mulheres indígenas

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 9 dezembro, 2013 10:00

Sesc Piracicaba traz Mostra que apresenta filme sobre mulheres indígenas

A 8° Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul vem a Piracicaba no período de 3 a 17 de dezembro. O trabalho é composto por cinco filmes entre curtas, médias e longa-metragens que trazem um recorte da temática principal. Além da cidade, serão exibidas produções em 27 capitais brasileiras e em municípios do interior do país. O sistema de exibição da mostra promove a inclusão de deficientes auditivos e visuais.

Sesc Piracicaba-As Hiper-mulheres-PROMO PHOTOS-09DEZEMBRO2013

A abertura ocorreu na terça passada, 03/12, com Doméstica de Gabriel Mascaro. Nesta semana, em 10/12 é a vez de Caixa D’água: Qui-lombo é esse? de Everlane Moraes; A Hiper-Mulheres do trio Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro. A exibição tem início às 20h.

Caixa D’água: Qui-lombo é esse? é um documentário, realizado por Everlane Moraes, sobre a necessidade do resgate mnemônico das histórias de vida de uma comunidade quilombola aracajuana que resiste em meio à urbanização desenfreada da cidade. O foco está no trabalho de preservação da oralidade das cinquenta e cinco pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana.

Já as Hiper-mulheres, é um esforço coletivo Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro. O longa mostra a história de um velho que com receio que sua esposa já idosa venha a falecer, pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

A Mostra retorna ao Sesc Piracicaba para o encerramento no dia 17/12, com mais dois filmes: Brasília Segundo Feldman, do diretor homenageado Vladimir Carvalho e Kátia, de Karla Holanda.

Sobre a Mostra

Iniciada em dezembro de 2006, em alusão ao aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio da OEI, UNIC-RIO, CTAv, EBC e patrocínio da Petrobras e BNDES.

“A Mostra tem o importante papel de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, especialmente de forma a alcançar os setores historicamente excluídos ou com menos acesso a bens culturais, tratando do enfrentamento a todas as formas de violações de direitos”, explica a ministra de Estado-Chefe de Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.
Em sua oitava edição, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul se desdobra em Mostra Competitiva; retrospectiva em homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho e Mostra de Realizadores Indígenas. O sistema de exibição promove a inclusão de deficientes auditivos e visuais.

::: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ::::

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense.

Dia 10
Caixa D’água: Qui-lombo é esse?
BRA, 2012, cor, 15’ I Dir: Everlane Moraes
Classificação: 16 anos

As Hiper-mulheres
BRA, 2013, cor, 80’ I Dir: Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro.
Classificação: 16 anos

SERVIÇO

Evento: 8° Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Data: 10/12/2013 – terça-feira | Horário: 20h
Local: Sesc Piracicaba – Teatro
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Classificação etária: Confira classificação de acordo com a produção.
Ingressos: Entrada Gratuita. Retirada de ingresso com uma hora de antecedência.
Informações para o público: (19) 3437-9292
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 9 dezembro, 2013 10:00


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook