Denise Stutz apresenta repertório de dança no Sesc Campinas

No próximo dia 7 (sábado), a partir das 16h, o Sesc Campinas recebe a dançarina Denise Stutz que apresenta um programa de dança composto por Comunicação Dançada, seguida de Lançamento do Livro “Uma Vida em Dança: Movimentos e Percursos de Denise Stutz” e apresentação do solo Finita.

A comunicação dançada consiste em uma demonstração do trabalho realizado pela escritora Lilian Vilela, até a finalização do livro. A atividade reúne falas, dança, imagens projetadas e trechos vídeos de espetáculos de dança em narrativas poéticas cênicas sobre histórias da dança contemporânea no sudeste do Brasil, apresentadas na perspectiva do corpo-sujeito que dança. As histórias partem da vivência singular de Denise Stutz e são reveladoras de trajetórias e mudanças coletivas na cena artística da dança, desde a década de 1970 até os dias atuais. A atividade acontece às 16h e será seguida do lançamento do livro “Uma Vida em Dança: Movimentos e Percursos de Denise Stutz”. Editora Annablume (SP) de Lilian Vilela. O livro é resultado de trabalho de pesquisa realizado por Lilian Vilela envolvendo a história de vida artística de Denise Stutz. Este encontro nasceu nos bastidores de um festival de dança, e depois se consolidou em uma parceria colaborativa entre artistas para coleta de dados, entrevistas e busca por registros videográficos de obras dançadas, tais como Maria, Maria, com o grupo Corpo e, Folia com a Lia Rodrigues Cia. de Danças, dentre outros marcos da dança cênica contemporânea no Brasil.

A fala memorialística e os movimentos cênicos vão sendo revelados no decorrer da narrativa, contracenando voz e corpo na escrita textual e imagética de uma vida em dança. Os interessados em adquirir o livro poderão fazer no dia do lançamento.

Na sequência, às 18h, Denise finaliza a programação com apresentação de seu mais recente trabalho, o Solo de Dança: Finita. O espetáculo, que conta com audiodescrição, foi feito em homenagem a mãe de Denise, que faleceu o ano passado, as várias saudades e as ausências. Denise demonstra que só pode entender a ausência com a presença. Desenvolvido nos últimos dois anos, o trabalho teve como ponto de partida uma carta enviada pela mãe da artista. Com essa inspiração, Denise utilizou a arquitetura cênica do teatro para elaborar o conceito de perda e trabalhar os temas do envelhecimento e da ausência sob a perspectiva da dança. O solo Finita surgiu da necessidade de compreender e suportar a ausência. Entender o movimento naquele que falta. A presença que se estabelece a partir da ausência do outro, o desaparecimento, o esquecimento.

SERVIÇO
Denise Stutz
Data: 07/12 – sábado
Horário: 16h – Comunicação Dançada e Lançamento de Livro e 18h – Apresentação do solo Finita
Sesc Campinas
Entrada gratuita
Classificação Indicativa:
16 anos
Retirada de ingressos no dia da atividade.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *