Milene Rodrigues e Mary del Priore falam sobre as mulheres no futebol, no CCBB

O primeiro jogo oficial de futebol feminino no mundo aconteceu em Londres, em 1898, entre Inglaterra e Escócia. No Brasil, há controvérsias. Estudiosos do assunto garantem que a primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1921, em São Paulo, onde se enfrentaram as “senhoritas catarinenses e tremembeenses”. Em 1964, os militares proibiram a prática do futebol feminino no país, que só foi retomado vários anos depois.

Com o objetivo de discutir a participação das mulheres no futebol, o Centro Cultural Banco do Brasil reúne, no dia 27 de novembro, a historiadora Mary del Priore e a ex-esportista e comentarista esportiva Milene Domingues, em mais um debate do ciclo Futebol.BR. A mediação do encontro é do escritor, jornalista e cronista Xico Sá.

O projeto acontece desde junho e tem por objetivo discutir a influência do futebol na cultura brasileira e nas artes: música, cinema, literatura, artes plásticas, etc. No dia 11 de dezembro, será realizado o último debate de Futebol.BR, com a presença dos jornalistas André Rizek e Renato Maurício Prado.

Mary del Priore é autora de 38 livros sobre História do Brasil, vencedora de 21 prêmios nacionais e internacionais, entre os quais o Jabuti e  o 1o. Lugar do Prêmio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo da França e da Organização dos Estados Americanos. Ex-professora da USP e da PUC-RJ, leciona na pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira. Colaborou durante dez anos para o Caderno Feminino do jornal O Estado de São Paulo e segue escrevendo para periódicos científicos e não-científicos, nacionais e estrangeiros. Consultora de cineastas como Daniella Thomas e Júlio Léllis, teve três de seus livros aproveitados em peças teatrais e espetáculos de balé.

Milene Rodrigues iniciou sua carreira aos 14 anos e, em viagens pelo mundo, acabou sendo nomeada a Rainha das Embaixadas. Aos 20 anos foi

morar na Europa e iniciou uma nova e importante fase, firmando-se na mídia televisiva como comentarista esportiva na Itália e Espanha.  Hoje ela faz parte do Programa Encontro de Craques, pela Band Sports.

O debate As Mulheres no Futebol terá duração de duas horas e as senhas devem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início do encontro. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site WWW.bb.com.br/cultura.

SERVIÇO
FUTEBOL. BR – O Futebol no Brasil
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Mediação: Xico Sá
Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Auditório 4º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março 66, Centro
tel.: (21) 3808-2020
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

Data: 27 NOVEMBRO / 18h30
AS  MULHERES NO FUTEBOL 
Mary del Priore e Milene Rodrigues

Data: 11 DEZEMBRO/ 18h30
RUMO AO HEXA
André Rizek e Renato Maurício Prado

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *