Jimmy Johnson se apresenta no Sesc Piracicaba

O Sesc Piracicaba vai abrigar em novembro diversas atividades relacionadas ao universo do rockabilly e do blues. Linguagens sonoras e estéticas que tiveram suas origens no caldeirão multiétnico norte-americano, em especial na cultura negra.

As origens do Blues remontam à África, os spirituals cantados pelos escravos imigrados à força, que relembravam a liberdade e a terra natal, por meio de cânticos tradicionais. Com a constante urbanização o gênero conhece sua versão moderna nos anos de 1950, em canções de nomes como Muddy Waters e Robert Johnson.

Nesse mesmo período, surge a mistura do rock com hillbilly (como costumava se intitular a música country). O rockabilly era a subversão da classe média branca aos valores negros do rock’n’roll, e chegou a ser proibido em muitas localidades no país, das suas fileiras surgiram ícones como Gene Vincent, Elvis Presley e Jerry Lee Lewis.

Esse universo, musical e de imagens, ganha destaque especial no Sesc. Na programação apresentações de grupos e artistas representativos das novas e velhas escolas dos estilos como o gaitista David Tanganelli (15/11), a lenda viva do rockabilly norte-americano Rudy Grayzell (17/11), o trio irlandês Pavement Kings (21/11) e o blueseiro Jimmy Johnson (22/11).

Além dos shows o Sesc preparou outras atividade relacionadas. Em 20/11, será exibido o filme O Selvagem, produzido em 1953 e referência obrigatória para todo roqueiro da época, estrelado por Marlon Brando e Lee Marvin narra a saga de uma gangue de motociclistas; e a partir do dia 5/11, um minicurso de arte rockabilly com o ilustrador André Meister.

As apresentações e o filme tem classificação livre, já o minicurso é recomendado para maiores de 14 anos. Mais sobre a programação especial em www.sescsp.org.br/piracicaba.

SERVIÇO
Especial Rock a Billy Blues
Quando: Durante o mês de novembro
Acesse o portal – www.sescsp.org.br/piracicaba
Sesc Piracicaba
Endereço
 – Rua Ipiranga, 155 – Centro
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *