Prancha Coreográfica – Estudo para intensidades estréia no Teatro João Ceschiatti

‘Prancha Coreográfica – Estudo de intensidades’, é o primeiro espetáculo vencedor do Prêmio Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas de 2013 a estrear, no próximo dia 28 de outubro, no Teatro João Ceschiatti. A montagem tem criação de Cris Oliveira, e execução dos bailarinos Tuca Pinheiro, Dorothe Depeauw e da própria Cris.

Segundo a coreógrafa, a ‘Prancha Coreográfica’ é uma metodologia de criação para improvisação e composição, composta por um sistema de notação que orienta a performance dos bailarinos. Tal qual uma partitura, esse sistema se organiza a partir de uma série de símbolos visuais, cuja sequência dita a coreografia.

“Nossa metodologia foi desenvolvida a partir dos estudos e experimentos de Rudolf Laban, Anne Bougart e Tina Landau. Trabalhamos com vários signos, cada qual com seu significado. É como se a partir de nosso sistema de símbolos criássemos uma nova linguagem, que se traduz em dança”, explica Cris.

A coreógrafa explica que o sistema se organiza em cinco categorias de indicadores: forma-movimento-ação, tempo, nível, direção e intensidade. A partir da metodologia, é possível investigar os próprios elementos que a compõem. Sendo assim, o espetáculo vai enfocar a intensidade, uma dessas categorias. Nesse sentido, ‘Prancha coreográfica – Estudo para intensidades’ se esforça em desvendar como três corpos com memórias e hábitos distintos decodificam uma mesma informação e como o tempo interfere na percepção da ação.

Este é o segundo trabalho que Cris desenvolve a partir da Prancha Coreográfica. O primeiro, ‘Dropes’, investiga a relação espacial e foi executado em 2012. “O Prêmio Estímulo foi fundamental para a continuidade da pesquisa que vínhamos realizando, para que continuássemos trabalhando e o projeto não morresse’, destaca a bailarina e coreógrafa.

SERVIÇO
Espetáculo “Prancha Coreográfica – estudo para intensidades”, vencedor do Prêmio Estímulo às Artes Cênicas 2013 – categoria Coletivos
Datas: 
De 28 a 31 de outubro de 2013; de 14 a 17 de novembro de 2013; de 22 a 25 de maio de 2014; de 29 a 31 de maio de 2014 e 1° de junho de 2014
Horários: 
de segunda a sábado, às 20h e, aos domingos, às 19h
Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Preço: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia entrada)
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
Informações para o público: (31) 3236-7400
www.fcs.mg.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *