Robson Ferraz e Edson Calheiros apresenta espetáculo Ginástica Selvagem

Bailarinos Robson Ferraz e Edson Calheiros encena coreografia que mistura elementos de jogos esportivos às linguagens clássica e urbana de dança, na próxima sexta 25/10, às 20h. No sabádo, 26/10, o grupo ministra workshop. A entrada é gratuita.

Uma linha amarela fluorescente demarca o espaço: cenário de dança ou quadra esportiva? No palco, bailarinos transformam movimentos típicos de jogos esportivos em coreografia de dança. O intuito é investigar o entendimento e influência da linguagem clássica na dança moderna, bem como sua interdisciplinaridade.

Em Ginástica Selvagem, dois homens executam movimentos simples, trazendo à cena o espírito esportivo da dança. Cada momento propõe desafios coreográficos. Eles se afastam e se aproximam, gerando o brilho na pele com o suor que evidencia a forma de cada músculo que trabalha.

E assim, evocando uma sensação narrativa que retrata as possibilidades de contato e intimidade entre dois homens, que o espetáculo revela suas nuances. Para a coreógrafa e diretora Andreia Yonashiro, “tudo parte de uma ideia muito simples de ver o movimento de aproximação e afastamento de dois homens e o espaço vazio entre eles. Grande parte da dança acontece no silêncio, ela é cortada por músicas, mas o ritmo da trilha não define o ritmo da dança. A organização detalhada da dança não está pautada na música, mas num estudo detalhado do movimento”.

Os movimentos foram criados em um processo colaborativo de estudo. A coreografia não repete a forma visível dos passos de dança, mas organiza um conhecimento de como o movimento pode ou não acontecer. “É como num jogo de futebol, as trajetórias dos jogadores nunca são as mesmas, mas mesmo assim, não deixa de ser futebol. Então os movimentos são criados pelos bailarinos a cada dia de apresentação, mas respeitando uma organização composicional da dança”, fala a diretora.

O espetáculo tem início às 20h, e não é recomendado para menores de 16 anos. A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos tem início uma hora antes.

Workshop

No sábado, 26/10, às 10h, a dupla volta ao Sesc para ministrar Workshop sobre as técnicas e pesquisa que desenvolvem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Central de Atendimento. Não recomendado para menores de 16 anos.

SERVIÇO
Ginástica Selvagem com Robson Ferraz e Edson Calheiros
Quando: Espetáculo – dia 25 de outubro, sexta, às 20h
Local: Teatro
Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro

Workshop – dia 26 de outubro, sábado, às 10h
Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: Sala de Corpo Expressão
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos.
Entrada Gratuita.
Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *