Teatro Martins Penna recebe duas peças da Cia. Provisório-Definitivo

Cia. Provisório-Definitivo inicia temporada em outubro, no Teatro Martins Penna, com duas peças: “Gangue”, que estreia no dia 25, e “De onde o sol se esconde – Histórias do Japão”, que entra na programação dia 26. Ambas ficam em cartaz até 24 de novembro.

“Gangue”, voltado ao público adulto, conta a história de dois grupos de diferentes personalidades que entram em conflito na escola por terem visões de mundo distintas. Com o intuito de abordar a importância da diversidade, a peça é uma mistura da linguagem teatral inspirada na dança e na música. É uma história de amores, disputas e descobertas com uma maneira diferente de se expressar: o “falar dançando”. A direção é de Mauro Baptista Vedia e os atores Carlos Baldim, Paula Arruda, Pedro Guilherme, Marco Barretho, entre outros, integram o elenco. “Gangue” ganhou o Prêmio Femsa 2013 nas categorias: melhor peça jovem, melhor ator e atriz coadjuvante.

Já a peça “De onde o sol se esconde – Histórias do Japão” reúne quatro histórias japonesas e é feita ao público infantojuvenil. “Bobo Saburo”, um menino que recebeu esse apelido porque sempre faz coisas muito tolas, como levar de presente um gato morto para o pai, cortar em pedacinhos uma xícara de chá da China, entre outros causos. “A Dança do Macaco e do Pardal” descreve a história de um casal de velhos lenhadores que se aventuram com um grupo de macacos e uma comunidade de pardais. “A Princesa e o Vaso” conta o caso da princesa que estava doente, quando sua mãe resolve colocar um vaso em sua cabeça, dizendo que ele lhe traria muitas felicidades. Alvo de zombarias e abandonada, ela é encontrada por um belo príncipe. Eles se apaixonam, até o dia em que o vaso quebra e revela seu segredo. “O Casamento da Ratinha” narra a história do casal de ratinhos que deseja que sua filha case com o ser mais poderoso. Nessa busca, encontram o sol, a nuvem, o vento e o mundo. Até que descobrem que o ser mais poderoso era nada mais nada menos que eles mesmos: os ratos!

Ligadas entre si, as histórias são contadas por uma visão de mundo e por uma moral diferente do mundo ocidental. Os atores convidam as crianças a interagir, opinando ou fazendo parte da cena.  A direção, o texto e o elenco são compostos por Paula Arruda e Pedro Guilherme.

A Cia. Provisório-Definitivo comemora 12 anos de trajetória neste ano. Criada em 2001 por formandos em Artes Cênicas da ECA/USP, o grupo sempre trabalha com um diretor convidado a cada projeto, o que possibilita aprendizado e ampliação do olhar teatral.

SERVIÇO
Gangue”
Data:  25/10 a 24/11
Horário: 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
Preço: R$ 10
Indicação: Maiores de 14 anos
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna
Endereço:
 Largo do Rosário, 20, Penha, Zona Leste
Tel. 2293-6630

“De onde o sol se esconde – Histórias do Japão”
Data: 26/10 a 24/11
Horário: Sáb. e dom., 16h
Preço: R$ 10
Livre
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna
Endereço:
 Largo do Rosário, 20, Penha, Zona Leste
Tel. 2293-6630

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *