Brasil Vocal CCBB 2013 premia 3 novos grupos e 4 arranjos para grupos vocais a capela

A edição 2013 do Brasil Vocal premiou três novos grupos vocais e quatro arranjos originais e inéditos de música brasileira para grupos vocais a capela. Um dos arranjos disputou o Prêmio Especial Vinicius de Moraes, que completaria 100 anos de nascimento esse ano. Como tem acontecido nas edições anteriores, os novos grupos já têm participação garantida em apresentações ao vivo no festival de 2014.

Os vencedores foram escolhidos nos dias 12 e 13 de outubro, em duas noites festivas na Tenda CCBB Rio, em que o público não só compareceu em peso como fez a diferença nas escolhas, já que teve direito a voto. Entre os seis grupos finalistas, o Combovox, do Rio de Janeiro, recebeu o primeiro lugar; o Seis Canta, de São Paulo, o segundo; e o Zanzibar, do Rio de Janeiro, o terceiro.

Nove arranjos concorreram à final, cujo primeiro lugar ficou para Augusto Pires Ordine, do Rio de Janeiro, com “Candeeiro Encantado”; o segundo lugar foi para Anna Coelho, também do Rio de Janeiro, com “Borandá”; e o terceiro colocado foi David Marcio Barbosa Reis, de Brasília, com “Sal da Terra”. Entre os três arranjos finalistas para o Prêmio Especial Vinicius de Moraes, o vencedor foi Tauan Pin Fonseca, do Rio de Janeiro, com “Chora Coração”.

Durante a premiação foi lançado um álbum com as partituras dos 12 arranjos finalistas da edição 2012 do concurso, que terá distribuição gratuita em bibliotecas e escolas de música de todo o Brasil, e poderá ser acessado por qualquer pessoa em breve no site do CCBB em http://www.bb.com.br/cultura.

Além dos concursos, o festival promoveu duas mostras de grupos vocais: o Festivalzinho, com trabalhos especialmente dedicados ao público infanto-juvenil; e shows que reuniram os consagrados grupos vocais Boca Livre, MPB4 e Quarteto em Cy e as equipes vencedores da edição anterior – Laugi Banda Vocal (DF), 1º lugar/2012, Ordinarius (RJ), 2º lugar/2012 e MP7 (BA), 3º lugar/2012. As mostras aconteceram durante as comemorações pelo aniversário de 24 anos do CCBB Rio.

Participantes de todo o Brasil, sem limite de idade, puderam se inscrever no festival gratuitamente. Os novos grupos vocais foram selecionados através da audição de gravações enviadas e os arranjos, por meio da análise das partituras das obras inscritas. Para preservar a imparcialidade, o júri não teve acesso aos nomes dos grupos e dos autores dos arranjos antes da escolha dos finalistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *