Projeto As Cigarras e as Formigas leva oficinas sobre trabalho e meio ambiente para ensino público de Indaiatuba

Inspirada na fábula atribuída a La Fontaine, poeta e fabulista francês, o projeto As Cigarras e as Formigas vai até Indaiatuba no mês de outubro levando oficinas que buscam trazer vida cultural e consciência ambiental para as crianças do ensino público da cidade. A iniciativa acontece nas escolas EMEB Prof. Sérgio Mário de Almeida e Emef Maria Benedita Guimarães no mês de outubro e conta com o patrocínio da Plastek. A atividade teve início neste última terça-feira (1) e segue até o dia 17 de outubro.

A famosa fábula conta a história de uma cigarra que canta durante o verão, enquanto a formiga trabalha acumulando provisões em seu formigueiro. No inverno, desamparada, a cigarra vai pedir abrigo à formiga. Esta pergunta o que a outra fez durante todo o verão. “Eu cantei”, responde a cigarra. “Então agora, dance”, rebate a formiga, deixando-a do lado de fora.

As oficinas serão ministradas para crianças focando a diferenciação e importância de cada trabalho e também a questão ambiental, onde, a partir da técnica de empapelamento, pintura e criação, os participantes serão estimulados a refletir sobre o desperdício e a reciclagem de materiais reutilizáveis. Ao final do projeto, ocorrerá uma exposição dos trabalhos realizados em sala de aula.

O projeto é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos contando com o apoio das prefeitura de Indaiatuba e patrocínio da Plastek.  “Esta atividade não irá apresentar na fábula no final de seu conto um inverno feliz para a cigarra, que havia passado o verão inteiro cantando, como na versão original. Faremos uma referência a cantoria da cigarra como uma forma séria de labor e com o mesmo valor de importância dos outros trabalhos, como um pedreiro ou um engenheiro, por exemplo, sendo representados pela personagem da formiga”, explica Izabel Magnani, artista plástica responsável pelas oficinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *