Duo Lucatelle-Bartoloni apresenta sonatas na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 26 setembro, 2013 13:06

Duo Lucatelle-Bartoloni apresenta sonatas na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste

O Duo Lucatelle-Bartoloni é formado pela pianista Daniela Lucatelle e pelo violonista Fábio Bartoloni. Juntos, os músicos buscam explorar e ampliar o repertório existente para a sonata, formação de câmara que surgiu no início do Classicismo, em meados do século XVIII e influenciou toda a forma de construção musical do ocidente. A apresentação do duo está marcada para o dia 27 de setembro, a partir das 20h00, na Estação Cultural. A entrada é gratuita.

Neste ano, o Duo Lucatelle-Bartoloni vai para estúdio gravar o CD Sonatas e Fantasia e, juntamente com a apresentação, faz parte do projeto homônimo “Sonatas e Fantasias” que é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos com o apoio da Fundação Romi. O projeto é baseado na importância da sonata na história da música ocidental, que além de constituir ferramenta pedagógica útil, tanto para o instrumentista quanto para o compositor, desde o século XVIII estabeleceu-se como um dos veículos preferenciais na expressão de obras primas da música europeia.

No repertório de sonatas estão obras tradicionais e também obras inéditas escritas originalmente para piano e violão, encomendadas especialmente para este projeto aos compositores Eduardo Escalante, Carmo Bartoloni, Celso Mojola e João Luiz. Neste sentido, o projeto tem como objetivo divulgar a produção de compositores brasileiros e sua linguagem contemporânea para as sonatas.

Daniela Lucatelle é bacharel em piano pela Universidade Estadual Paulista, na classe de Nahim Marun. Teve entre seus mestres Valdilice de Carvalho e Lydia Alimonda. Foi premiada nos seguintes concursos: Concurso de Piano ECA – Pompéia, Concurso de Piano “Maestro Rodrigo Tavares”, Concurso Estímulo de Piano “Prof. Aécio de Souza Salvador”, Concurso Estímulo de Piano “José Mandelli”. Tem realizado atividades como pianista correpetidora com vários cantores e coros na cidade de São Paulo, se apresentando com eles regularmente em diversas cidades.

Fábio Bartoloni é Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Unesp, já foi premiado em diversos concursos, como o Concurso Mozarteum e o Concurso Souza Lima. É professor de violão na Faculdade de Música FITO, na EMESP Tom Jobim e no Conservatório Villa-Lobos, além de ser diretor artístico do Concurso de Violão Musicalis. Integra o Quarteto Tau desde sua criação em 2003 lançando os CDs Brasileiro (2007) e Cordas Brasileiras (2012. Também fez a estreia mundial do Concerto para quatro violões e orquestra de Eduardo Escalante com o grupo. É também integrante do Quarteto Bartoloni de violões e do Trio Canto Nosso.

SERVIÇO
Duo Lucatelle-Bartoloni – Santa Bárbara d’Oeste
Data: Sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Horário: 20h00
Onde: Estação Cultural
Endereço: Av. Tiradentes, 2, Centro – Santa Bárbara d’Oeste
Entrada gratuita
Informações: (19) 3455-4833

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 26 setembro, 2013 13:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!