Mostra Sesc de Teatro de Rua tem início essa semana

A Mostra Sesc de Teatro de Rua se inicia em Taubaté, na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, com o espetáculo Flor de Macambira, com Cia Ser Tão Teatro, do Estado da Paraíba, às 16h, na Praça Dom Epaminondas, no centro de Taubaté. Às 19h30, o grupo realiza a atividade formativa Folguedos Energéticos, no Sesc Taubaté.

Flor de Macambira é baseado no primeiro de uma série de seis textos teatrais escritos pelo autor pernambucano Joaquim Cardoso. É uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar a si e a seu amado, enfrenta tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e um típico trio do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro.

Na atividade formativa/ oficina teatral, o grupo apresenta os processos criativos do ator com base no teatro popular e nas tradições dos folguedos e danças populares, como Coco de Roda, Cavalo Marinho, Capoeira de Angola e Frevo. Estes folguedos servem de elementos técnicos para a criação da máscara facial, da corporeidade extracotidiana, de ações físicas, da relação com o público, do ritmo e da construção de personagens. Para essa atividade, as inscrições devem ser feitas gratuitamente na Central de Atendimento.

A Cia. Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa formado em 2007 a partir da reunião de alunos e profissionais de artes cênicas do Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O grupo se destaca pela pesquisa voltada para as áreas de comicidade e do trabalho de ator. Recebeu, em 2012, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz.

Mostra Sesc de Teatro de Rua acontece, nesta edição, em 18 cidades do Estado de São Paulo apresentando diferentes manifestações artísticas com grupos teatrais do Brasil e do exterio. O Sesc Taubaté realiza a Mostra no período de 26 a 29 de setembro. Todos os espetáculos são gratuitos e destinados a todas as idades.

Oferecendo um panorama diverso e contribuindo para a formação de público e do gênero de teatro de rua, a Mostra Sesc de Teatro de Rua reforça, ainda, a relação do cidadão com sua cidade, estimulando o orador a usufruir do espaço urbano.

A programação completa está no site www.sescsp.org.br/teatroderua

SERVIÇO
MOSTRA SESC DE TEATRO DE RUA
Flor de Macambira
Com Grupo Ser Tão Teatro (PB)
Data: 26, 16h
Sesc Taubaté
Endereço: Praça Dom Epaminondas – Centro, Taubaté.

Atividade Formativa – Folguedos Energéticos
Com Grupo Ser Tão Teatro (PB)
Data: 26, às 19h30
Local: Sesc Taubaté
Inscrições na Central de Atendimento
Vagas Limitadas
Grátis.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *