Sesc São José dos Campos apresenta o espetáculo circense “Inaptos? A que se destinam…”

Na quinta, dia 19, às 21h, o Sesc São José dos Campos apresenta o espetáculo circense “Inaptos? A que se destinam…”, com Teatro do Anônimo, grupo do Rio de Janeiro.

Sob atmosfera lúdica e fantástica, “Inaptos?” aborda os vícios, manias e perversões da sociedade: da compulsão por plástico-bolha aos loucos por cirurgias plásticas e substâncias químicas, passando pelos viciados em games, televisão e fanáticos por religião.

O espetáculo conversa com a realidade sem julgamentos morais encarando essas esquisitices como um direito inalienável do ser humano. Em cumplicidade com o crânio Yorick, os palhaços João Carlos Artigos (Seu Flor), Fábio Freitas (Prego) e Shirley Britto (Buscapé) costuram intensas histórias de personagens que levam suas ações às últimas consequências.

Como diz Lysander Spooner, “o que diferencia o vício da virtude é apenas a intensidade”. Vida, morte, felicidade, alegria, reflexão, sonho, desejo são partes de uma mesma moeda.

“Inaptos?” marca os 25 anos da trajetória do Teatro de Anônimo, dedicada ao universo da comicidade. O desafio maior dessa montagem esteve ligado à concepção de um espetáculo que não partisse da criação de números e nem de um texto dramatúrgico, pela primeira vez.

A pesquisa iniciou-se a partir da análise do texto “Vícios não são crimes”, de Lysander Spooner, um clássico do libertarismo, escrito em 1875. Este é um livro de análise sócio política do vício na sociedade contemporânea: um tema árido que, abordado pela lógica do palhaço, esse ser intenso, generoso, sem moral, que não mede esforços em busca do prazer e da felicidade de ser incompleto, apresenta-se como um desafio às concepções do que sejam os vícios no senso comum.

Sobre o Teatro de Anônimo

O Teatro de Anônimo, fundado em 1986, dedica-se à pesquisa técnica e artística no que define de Teatro Popular Circense, com enfoque principal na arte da comicidade, nas técnicas de números aéreos e no universo teatral das festas populares.

A atuação do Teatro de Anônimo se dá através de uma dinâmica sistemática de apresentações de espetáculos, realização de temporadas, oficinas e participação em festivais. O Grupo é também responsável pela criação, produção e realização do evento Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços que, em suas 10 edições, já reuniu mais de 500 grupos e artistas nacionais e internacionais.

SERVIÇO
Inaptos? A que se destinam…
Com Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro)
Data: 19, quinta, às 21h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Auditório
Os preços dos ingressos variam entre R$ 2,00 e R$ 10,00
Recomendação etária 14 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *