O Festival Santista de Teatro, o mais antigo do país, chega a sua 55ª edição

Este ano o festival abordará o tema “Movimento” trazendo mesas e espetáculos que abordam a temática, no primeiro dia haverá uma mesa com participação de representantes de movimentos sociais como Mães de Maio, movimento de moradia, movimento teatral que abrirão o festival debatendo o tema proposto. Entre os grupos que irão apresentar está o TUOV- União e Olho Vivo, com César Vieira que participa do movimento teatral de São Paulo e brasileiro há 40 anos, Cafuringa do Rio Grande do Norte, Maracangalha do Mato Grosso do Sul e grupos importantes no cenário estadual e brasileiro como o Barracão de Campinas, a Kiwi de São Paulo, o Clariô de Taboão da Serra e o espetáculo Rua Florada Sem Saída que fala sobre desapropriação de terras e moradia em um espetáculo lúdico e infanto juvenil.

O FESTA irá de 13  a 21 de setembro de 2013, retomando a data histórica que foi transferida durante alguns anos para abril, outra característica dessa edição é a quantidade de grupos regionais que retomam suas participações em um festival voltado não só para ser referência nacional e estadual, mas acima de tudo um festival com a participação ativa do Movimento Teatral da Baixada Santista, tendo grupos de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Guarujá e Mongaguá.

O FESTA é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Santos e SESC Santos, parceria com Oficina Cultural Regional Pagu e Movimentos Teatrais e Sociais, coordenado através de reuniões abertas realizadas todas as terças durante todo ano.

Festa 55

Em momentos de grande agitação social o teatro e as artes possuem um importante papel de expor simbolicamente as contradições do seu tempo. Talvez possamos juntos dividir uma experiência que coloque o teatro em xeque perante o seu papel na sociedade.

Nessa 55 edição do FESTA – Festival Santista de Teatro serão mais de 30 trabalhos entre grupos nacionais, estaduais e regionais. Além de intervenções circenses, apresentações musicais, rodas de troca, oficinas, debates públicos e lançamentos literários. Todas as atividades tem entrada franca. Ocuparemos teatros, praças , mentes e corações por um mundo mais igualitário e justo.

“Movimentos”

O tema dessa edição do festival é “Movimentos”, a realização é do Movimento Teatral da Baixada Santista (MTBS), Movimento que tem feito a diferença no cenário cultural e político da cidade, na luta por políticas públicas para a Cultura como o Facult ( edital que regulariza o uso do Fundo Municipal de Cultura de Santos), a construção do Teatro Municipal e do teatro de Arena Rosinha Mastrângelo ( teatro que se encontra fechado e sem perspectiva de reforma) , lutou pelo não fechamento da Secretária Municipal de Cultura, pela reforma do Teatro Coliseu e do teatro Guarany , pela criação da Escola Municipal de Artes Cênicas e atualmente luta pelo continuidade das Oficinas Regionais Pagú no prédio da Cadeia Velha que está fechado e precisando se reformas. Toda curadoria dos espetáculos nacionais e estaduais foi norteada pelo tema do festival, são grupos que se dedicaram no plano estético a erguer bandeiras de lutas sociais e no plano da organização contribuem com alguns dos mais importantes movimentos teatrais do país e do Estado de São Paulo. Outro momento importante da programação é uma Roda de trocas e aproximação entre o Movimento Teatral e diversos Movimentos sociais como o Movimento Mães de Maio, Movimento de Moradia (ACC), Movimento Estudantil (CES) , MST e outros movimentos que organizados, travam disputas e enfrentamentos por conquistas coletivas. Nós do Movimento Teatral acreditamos e nos colocamos alinhados com a força popular e coletiva que está redesenhando nosso horizonte. E é pela aproximação e identificação que podemos caminhar mais fortes, não estamos sozinhos! Somos muitos!

A região, o cenário e o momento.

Grupos experientes e iniciantes estarão em chave de interlocução entre si, com o publico e com a cidade. Retomamos um formato mais agregatório e menos meritocrático na perspectiva de que o festival possa ser um momento de troca efetiva e de aprimoramento do fazer, sem competição e buscando um fortalecimento do cenário regional a exemplo da Mostra regional (Motim Teatral) que realizamos no começo do ano. Essa 55 edição do Festa só está sendo possível graças a militância dos grupos envolvidos.

São poucas ou quase nulas as condições de se fazer teatro na região, agrupados resistimos, sub existimos , persistimos e quem sabe podemos dar conta dos desafios do nosso tempo.

SERVIÇO
Festival Santista de Teatro
Data: 
13  a 21 de setembro de 2013
Informações: 
http://www.movimentoteatralsantista.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/movimentoteatral

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *