Crianças do ensino público de Itu participam de projeto de iniciação musical

Buscando despertar e estimular o interesse musical o projeto “Novo Sopro” está na cidade de Itu, levando às crianças do ensino público da cidade aulas gratuitas de iniciação musical. Ao longo de um ano, os alunos de 8 a 11 anos terão aulas de flauta doce. O projeto terá início no dia 4 de setembro e conta com duas turmas de 40 alunos da EMEFEI Walter Friedrich, que receberão as aulas na própria escola.

O projeto valoriza e resgata a cultura musical no Brasil, colocando na prática um curso com duração de um ano escolar a diversas crianças que se interessem pela música, pensando na região, que carece de iniciativas que envolvam este gênero musical destinadas ao público infanto-juvenil. O projeto “Novo Sopro” é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos contando com o apoio das Secretarias de Cultura e Educação da cidade de Itu, além do patrocínio da empresa Emicol Eletro Eletrônica S.A.

Despertando o interesse da comunidade pela música e instigando novos adeptos a apreciação e a prática musical, o projeto também proporciona ao público jovem o aprendizado da música instrumental e incentiva o interesse pela música. O curso trabalha a musicalização e a iniciação musical, utilizando a flauta doce como instrumento principal. Além das aulas gratuitas, cada aluno receberá uma flauta doce e uma apostila com os estudos aplicados em sala de aula, que poderão ser levadas para casa onde as crianças terão a oportunidade de praticar o que foi aprendido nas aulas.

“Procuramos ir mais além e proporcionar uma alternativa de lazer educativo para os jovens e para as crianças, ajudando na formação gratuita de alunos iniciantes na prática musical, mesmo após o encerramento do projeto, já que a apostila e a flauta doce serão doadas aos alunos”, explica Nelson Dutra, produtor do projeto. No encerramento das aulas, será realizada uma apresentação com todas as turmas que participaram do projeto, onde os alunos irão demonstrar o que foi aprendido ao longo do ano com as aulas de flauta doce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *