Cine Debate da Estação Cultural propõe debate sobre a violência com a exibição do filme ‘A Outra História Americana’

Uma reflexão a respeito do que o ódio e a violência podem causas às pessoas. Essa é a proposta do Cine Debate da Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste deste mês, que exibirá o filme “A Outra História Americana”, no próximo sábado, 31 de agosto, às 14h. O longa americano, dirigido por Tony Kaye, foi lançado em 1998.

Cine Debate da Estação Cultural-A Outra História Americana-Official Poster Banner PROMO-29AGOSTO2013Com o tema “A espiral da violência- Por que para muitos ela parece ser o único caminho?”, o debatedor convidado para a sessão é a especialista em saúde pública, com extensão em políticas públicas e direitos humanos, Léa Amábile, que também possui extensão em políticas públicas do cuidado pela ONU mulheres. Léa irá abordar a questão da violência, de como ela está presente no dia a dia e como é fortalecida nas famílias e nos espaços sociais.

“O debate serve para refletir sobre como estimular uma cultura de paz, como podemos mudar para agir. Apesar de ser um filme americano, está realidade está muito próxima de nós”, destaca.

O filme conta a história de Derek Vinyard (Edward Norton), um jovem abalado pela perda precoce do pai. Incitado pelo seu ódio aos negros e às minorias, Derek torna-se líder de um grupo violento, até que ele comete um assassinato e é condenado pelo crime. Sua estadia na cadeia muda sua cabeça e ao ser liberto, descobre que seu irmão está prestes a assumir a liderança do grupo e tenta convencê-lo a não seguir o mesmo caminho. Edward Norton foi indicado ao Oscar na categoria de melhor ator por sua atuação no longa.

“A trama mostra o preço da escolha pela violência, as consequências desse caminho, mas que, apesar disso, é possível mudar a realidade”, afirma a especialista.

Cine Debate
Em fevereiro, a Estação Cultural retomou o seu projeto de Cine Debate, em novo dia e horário. Neste ano, as sessões gratuitas acontecem no último sábado de cada mês, às 14h. Na sequência ocorre uma discussão sobre o longa exibido. O novo formato do projeto de cinema visa à exibição de filmes que provoquem e criem a consciência crítica do público, além de fomentar o interesse pela sétima arte.

SERVIÇO
Evento.: Debate sobre a violência com a exibição do filme ‘A Outra História Americana’
Data.: 31.08.2013 às 14hs.
Local.: Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste
Endereço: Avenida Tiradentes, 02, no Centro
Informações: 3455-4830.
Entrada gratuita.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *