Paço das Artes anuncia convocatória para a temporada de projetos 2014

A Temporada de Projetos, programa mais tradicional do Paço das Artes – instituição da Secretaria de Estado da Cultura –, abre as inscrições ao público entre os dias 14 de agosto e 23 de setembro de 2013. A ficha de inscrição e o texto da convocatória ficam disponíveis no site da instituição.

“O objetivo do programa é fomentar a diversidade das linguagens artísticas em suas variadas formas de manifestação, possibilitando, através de apoio financeiro, a realização de exposições no Paço das Artes”, explica Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.

A Temporada de Projetos é voltada para artistas em início de carreira. É possível inscrever até três projetos individuais ou de grupo de artistas, contanto que sejam exclusivos e inéditos para o Paço das Artes. A instituição entende que as artes visuais constituem um campo de múltiplas manifestações, ou seja, o proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea, que serão desenvolvidas em seu projeto. O artista pode, ainda, direcioná-las a qualquer público, ao considerar que as obras serão expostas em local de livre acesso.

Um júri é responsável pela definição dos 10 projetos selecionados. Os artistas escolhidos receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300. Já o projeto de curadoria receberá o valor de R$ 3.200. O resultado da convocatória será divulgado a partir do dia 4 de novembro de 2013.

SOBRE A TEMPORADA DE PROJETOS

Ação pioneira no Brasil, criada em 1997, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já alçou ao cenário cultural mais de uma centena de profissionais, entre artistas, curadores e críticos, contabilizando mais de 50 exposições.

Antes bienal, o programa se tornou anual em 2009, quando também passou a oferecer ajuda de custo aos artistas e curadores participantes. Em 2014, a Temporada de Projetos completa 12 edições e realizará nove exposições individuais em espaço coletivo e um projeto de curadoria selecionados entre os inscritos.

O programa tem como objetivo o fomento às manifestações artísticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Além de promover a produção artística por parte dos selecionados, o Programa ainda incentiva a reflexão teórica, já que cada projeto recebe uma apreciação crítica por um especialista convidado.

Entre os nomes de artistas que despontaram ao longo da trajetória da Temporada de Projetos, estão Gisela Motta, Leandro Lima, Lia Chaia, Daniela Kutschat, Rejane Cantoni, Ricardo Carioba, Raquel Kogan, Cine Falcatrua, Ana Holck, Marcellvs L., Débora Bolsoni. No campo da curadoria, destacaram-se Christine Mello, Kiki Mazzucchelli e Érika Fraenkel. Sua realização também contribuiu para o fortalecimento da jovem crítica, com contribuições de Fernando Oliva, Juliana Monachesi, José Augusto Ribeiro, Cauê Alves, Paula Alzugaray, Daniela Maura Ribeiro, Guy Amado, Fernanda Albuquerque e Daniela Castro.

SERVIÇO
CONVOCATÓRIA PARA A TEMPORADA DE PROJETOS 2014
Inscrições: entre os dias 14 de agosto e 23 de setembro de 2013
Resultado: a partir do dia 4 de novembro de 2013
Texto da convocatória: http://bit.ly/1bEtvMI
Ficha de inscrição: http://bit.ly/16QV6Hy

PAÇO DAS ARTES
Endereço: Av. da Universidade, 1 – Cidade Universitária, São Paulo
Informações: (11) 3814-4832 |www.pacodasartes.org.br
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *