Sesc Taubaté abre a Exposição Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul

O Sesc Taubaté abre no dia 21 de agosto, às 19h30, a Exposição Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul. A mostra temática foi concebida pela equipe técnica da unidade de Taubaté, e teve a pesquisa sobre o patrimônio cultural realizada pelo Instituto Ecocultura e patrimônio ambiental e cenografia pela Conceito Humanidades. O visitante será convidado a fazer uma viagem à outra margem do rio de forma lúdica e reflexiva, acompanhado por mediadores que explicam cada elemento cenográfico. O percurso também conta com uma ferramenta inclusiva: audioguia com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

A proposta da Exposição Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul é a abordagem do patrimônio natural e das relações com ele estabelecidas: históricas, simbólicas e afetivas.
Numa analogia à própria geografia física do rio Paraíba do Sul, o roteiro concebido e elaborado para a exposição segue o próprio itinerário do rio – nascente, percurso e foz –, buscando mapear a paisagem valeparaibana e entender os diversos momentos definidores de sua geografia cultural.

Esses três momentos (nascente, percurso e foz) são, também, três momentos metafóricos. “Existe um traçado geográfico do rio, mas também existe um traçado subjetivo que está no imaginário das pessoas. Trabalhar com esse imaginário também é uma proposta desta exposição”, explica Fabio Luiz Vasconcelos, assistente técnico da Gerência de Programas Sócioeducativo do Sesc São Paulo.

Alinhado aos objetivos do Programa de Educação para Sustentabilidade, em que o compromisso do Sesc com o ambiente traduz-se na promoção de programas e projetos socioeducativos visando à conservação ambiental e à compreensão das inter-relações entre Natureza e Sociedade. “Com mais esta iniciativa, orientada pelas diretrizes da educação para a sustentabilidade, o Sesc mantém-se atento às transformações sociais e à necessidade de repensar os padrões de uso e distribuição dos bens ambientais, a fim de contribuir para um debate que privilegia modos de viver mais equilibrados, cuja dimensão cultural possa ser agente de integração das relações sociedade-natureza, prevalecendo formas mais justas e solidárias de vida e de relação com o ambiente” – Sesc São Paulo.

SERVIÇO
Na Outra Margem: O Rio Paraíba do Sul
Abertura da Exposição
Data: 21, às 19h30
Sesc Taubaté
Endereço: Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264

Período de Visitação:
Data: 22/8/13 a 4/3/14
Sesc Taubaté
Endereço: Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *