Catedral da Sé abrigará um concerto com dois grupos de música sacra renascentista

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 7 agosto, 2013 12:05

Catedral da Sé abrigará um concerto com dois grupos de música sacra renascentista

No Dia dos Pais, domingo, 11 de agosto, a Catedral da Sé abrigará um concerto com dois grupos de música sacra renascentista (com entrada franca), que se uniram para este evento. As apresentações dos grupos Brassuka e Il Doce Balo integram o projeto “Renascimento: Variações sobre o Mesmo Tema”, iniciado em 13 de julho como evento musical paralelo à mostra “Mestres do Renascimento: Obras-primas Italianas”, em cartaz no CCBB. A iniciativa, que conta com patrocínio e apoio do Ministério da Cultura e do Banco do Brasil, tem por objetivo promover a realização de seis apresentações musicais durante o período da exposição (até 23 de setembro), sendo três concertos de música sacra e outros três de performances com trilha profana.

Sob a curadoria do maestro Julio Medaglia, as apresentações na Catedral da Sé (cujo centenário do início de sua construção é comemorado em 2013) são protagonizadas por grupos e músicos de reconhecido repertório renascentista. O Brassuka, por exemplo, é uma formação camerística composta por dez instrumentos de metal e conhecida por se manter em constante e intenso trabalho de aperfeiçoamento e difusão da música de câmara para quinteto de metais. Na apresentação conjunta, às 12h15, o repertório inclui obras da Renascença italiana, com composições assinadas por Frescobaldi, Gabrielli e Monteverdi, entre outros. La Mourisque, Ronde, Basse Danse Bergeret, Canzona Per Sonare nº 2, Suíte Batle e Sonata são algumas das composições que serão executadas pelo grupo.

Já o Il Doce Balo é um quarteto de vozes e instrumentos formado em 1995. Desde então, realiza projetos e concertos para divulgar a música antiga, especialmente a dos períodos medieval e renascentista. Seus integrantes, todos com formação superior em Música, buscam um contínuo processo de aperfeiçoamento com especialistas no Brasil e no exterior. Na escolha do repertório e em sua adaptação à formação vocal/ instrumental do grupo são usados critérios técnicos, estéticos e históricos, possibilitando recriações originais das músicas e a construção de uma sonoridade muito característica, que se destaca pela delicadeza e refinamento. É composto pelo barítono Carlos Eduardo da Silva Vieira, bacharel em Canto pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e  professor de canto lírico da Universidade Livre de Música e diretor musical da Catedral Evangélica de São Paulo; Marta Roca, bacharel em Flauta Doce pela Faculdade Santa Marcelina e professora da Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires e da Fundação das Artes de São Caetano do Sul; Patrícia Michelini, também formada em Flauta Doce na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, é bacharel em Composição Musical pela ECA – USP; e Rosimary Parra Gomes, bacharel em Violão pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no qual cursa mestrado atualmente e desde 1994 é professora de violão na Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

Para a apresentação o Il Doce Balo interpretará peças polifônicas de cancioneiros ibéricos e madrigais italianos dos séculos 15 e 16, além de arranjos instrumentais derivados da música de dança típicas do ambiente cortesão do período. Entre as obras selecionadas, Minina dos Olhos VerdesPassame por Dios BarqueroChi La Gagliarda (de Baldassare Donato), Tourdion (de Claude Gervaise) e Gran Miracol D’amore “Il Secondo Libro di Madrigali” (de Madalena Casulana), para citar algumas.

A última apresentação de música sacra, com a Camerata Artistas Paulistas, está marcada para 8 de setembro. Formado por 20 vozes, 25 instrumentistas, 2 solistas vocais e 1 solista de violino, o grupo é regido pelo maestro Julio Medaglia. Para encerrar a série, o público será brindado com um repertório especial que contempla o final da Renascença e o início do Barroco. No programa, obras clássicas, como Gloria, Laudamus TeDomine Deus e Primavera, de Vivaldi; Concerto Brandemburguês nº 3Jesus, Alegria dos Homens, Aria da Quarta Corda e O Haupt Voll – Blut und Wunden, de Bach; e Alla Hornpipe Glory of LordGlory to God e Aleluia, de Händel, entre outras.

SERVIÇO
RENASCIMENTO – VARIAÇÕES SOBRE O MESMO TEMA
Música Sacra na Catedral da Sé
Brassuka e Il Doce Balo
Data: 11 de agosto
Hora: 12h15

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 7 agosto, 2013 12:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Brincando com Fogo

Facebook

Reino Gelado e a terra dos espelhos