Sesc Piracicaba recebe espetáculo Cartas de um Menino Viajante

Cia. Polichinelo retrata emocionante encontro entre um homem comum e um menino cheio de imaginação, no domingo, 28/7, às 11h, no Teatro da unidade Piracicaba; a entrada é gratuita.

Numa estação, um homem encontra um menino que dorme em um banco. Numa relação quase paternal, o homem propõe ajudar o garoto a contar a sua história. E assim ele o faz: por meio das cartas que traz em sua mala, a plateia viaja pelas histórias de amores, encontros, despedidas, alegrias e tristezas de um menino, um menino viajante.

De tom suave, o novo espetáculo da Cia. Polichinelo encanta a plateia. Na história, um garoto de 6 anos chamado João faz uma viagem para encontrar seu pai, que retorna após uma longa guerra. Chama atenção o delicado roteiro sobre o reencontro entre pai e filho, reforçado pela bonita trilha sonora de Luciano Pedro

A fim de mostrar a ingenuidade e a graça infantil, o grupo se utiliza de uma narrativa cheia de poesia, emoções e risos por meio de diversos recursos, como teatro de sombras, animações e bonecos de manipulação direta.

A Cia. cria em cada cena, a poesia e o lirismo necessário pra dialogar com o público sobre esse emocionante encontro: o de um homem comum com um menino cheio de imaginação e do amor fraterno que nasce entre eles. E talvez esteja aí o grande segredo dessa montagem, dirigida por Márcio Pontes: a diversidade de técnicas que, aliadas à dramaturgia, conferem ao espetáculo uma dose extra de encanto.

Para criar a história, a Polichinelo foi buscar na infância dos seus integrantes, a ideia principal para a montagem. Foi durante algumas conversas sobre brincadeiras infantis que uma situação comum entre a equipe veio à tona: que criança nunca rabiscou um papel e disse que ali havia escrito algo que nós adultos nunca compreendemos (e se o compreendemos é porque tivemos ajuda do próprio autor da obra)?

Em todos os trabalhos que faz, a companhia procura dialogar com o público, falar do ser humano, conversar sobre a vida que cerca a todos, mas deixando com que cada um pense, reflita, ou simplesmente ria sozinho com o que vê, sem a necessidade de um intérprete.

A Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos

A Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos, criada e dirigida por Márcio Pontes, iniciou em Araraquara, interior paulista, em 1997.

Na Cia., o teatro de animação, que nunca sai de foco, permeia um leque de produções que varia desde a contação de histórias até os mais elaborados espetáculos para teatros fechados adaptados para abrigar os deslumbrantes efeitos visuais e sonoros concebidos para dar vida a histórias de amor, de comoção e de humor.

Mesmo se destacando em diversificadas frentes como a consultoria, direção, produção ou outra prestação de serviço no ramo artístico, o que realmente marca a Cia. Polichinelo é a sua atuação nos palcos, e já foram vários os pisados pelos seus integrantes: o estado de São Paulo foi bem percorrido, inclusive com participações na Mostra SESI de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, as cinco regiões do Brasil já foram visitadas com o projeto Palco Giratório do Sesc e o exterior também recepcionou a Cia. em um festival internacional venezuelano que abraça o teatro de animação latino.

SERVIÇO
Cartas de um Menino Viajante com Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos
Data: dia 28 de julho, domingo, às 11h
Sesc Piracicaba
Endereço:
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: 
Teatro
Classificação: Livre para todos os públicos
Entrada Gratuita
Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *