Sesc São José dos Campos recebe a Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona que apresenta o espetáculo “Cacilda !!! Glória No TBC – Capítulo 1”

Nos dias 27 e 28, sábado e domingo, às 19h30, o Sesc São José dos Campos recebe a Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona que apresenta o espetáculo “Cacilda !!! Glória No TBC – Capítulo 1”, dirigido por Zé Celso (codireção de Catherine Hirsch e Marcelo Drummond).

A primeira parte deste samba-enredo delírio musical sobre a vida da atriz Cacilda Becker festeja os anos áureos que a consagraram como a maior atriz brasileira de todos os tempos, nas festas de inauguração do Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, do Nick Bar e da Cia de Cinema Vera Cruz.

“Cacilda !!! Glória No TBC – Capítulo 1”, é o primeiro dos três capítulos da novela que está sendo montada este ano pela Cia Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, e compõe a terceira peça da tetralogia escrita por Zé Celso a respeito da vida e da obra da grande atriz trágica brasileira. Juntos, os três capítulos contam os dez anos do Teatro Brasileiro de Comédia, de que ela fez parte, Cia. que deu origem ao moderno teatro brasileiro.

As três montagens de Cacilda!!! têm estreias previstas até o final do ano e se passam na década de 1950, época do 4ª Centenário de São Paulo, quando a capital recebeu por parte da burguesia quatrocentona da aristocracia rural e dos industriais de origem italiana sua primeira infraestrutura cultural contemporânea: Bienal, MASP, MAM, Jockey Club e Ibirapuera. O TBC surgiu nesse cenário, assim como o Nick Bar e a Vera Cruz – que deu o primeiro grande salto para o cinema brasileiro como Indústria.

A estrutura narrativa do espetáculo navega pelas peças e personagens que a atriz interpretou no Teatro Brasileiro de Comédia. Todas as peças que atravessam essa montagem e que são por ela atravessadas são as produções do TBC. O labirinto dessa dramaturgia desemboca, aqui e agora, numa geração de futuros atores, atrizes, diretores, estudiosos de Teat(r)o Brazyleiro, que Cacilda forma através da sua vida-arte ecoante.

Cacilda Becker é vivida em cena pelas atrizes Camila Mota e Sylvia Prado, em diferentes momentos de sua vida. Outras personagens dessa novela são Dr. Franco Zampari (Zé Celso), criador do TBC e da Vera Cruz, Walmor Chagas (Marcelo Drummond), Madalena Nicol (Letícia Coura), Adolfo Celi (Roderick Himeros), Abílio Alfredo (Acauã Sol), Lady Fifi Assunção (Carolina Henriques), Nydia Lícia (Carolina Castanho e Danielle Rosa) e muitas outras, vividas pelo Coro de quase 60 atuadores, entre atores/atrizes, músicos, videomakers, camareiros e técnicos.

Mas o Uzyna Uzona avisa: Qualquer semelhança com pessoas vivas – ou mortas – é mero delírio…!

Cacilda!!! teve sua primeira parte da maxi série, “Cacilda!”, encenada em 1998, narrando a infância da atriz em Santos e Pirassununga, e o coma de 40 dias subsequentes ao derrame que ela sofreu em cena e que a levou à morte. Em 2009, a cia estreou  “Cacilda!! – Estrela Brazyleira a Vagar”, que trata da perambulação da atriz nos primeiros anos de carreira por companhias teatrais do Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Cacilda!!! Glória no TBC – Capítulo 1
Com Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona
Data: Dias 27 e 28, sábado e domingo, às 19h30
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Local: Ginásio do Sesc.
Preço: De R$ 6,00 a R$ 24,00
Recomendação etária: 18 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *