Museu Casa de Portinari tem programação especial para a 11ª Semana de Museus

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em Brodowski, participa 11ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entre os dias 13 e 19 de maio. Em São Paulo, no entanto, essa comemoração vai durar mais tempo: a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma série de atividades especiais que acontecerão durante todo o mês de maio, em 17 museus do Estado. Com programação integrada em torno do tema “Museu MeUeSEU: de todo mundo”, exposições inéditas, instalações, palestras e oficinas apresentam o museu como um bem comum a ser usufruído pelos mais variados públicos.

Como parte da programação, o Casa de Portinari realiza a ação educativa “Caminhos e Pontes”. O projeto reúne um pouquinho das atividades promovidas todos os meses pelo museu. O objetivo é ampliar a imaginação, a percepção e a reflexão. O museu irá propor uma interação entre o homem, o objeto e seu tempo. O evento acontece até 26 de maio (domingo), das 9h às 17h, em diversos locais da cidade.

No dia 15 de maio (quarta-feira), às 20h, na Sociedade Recreativa 22 de Agosto, em Brodowski, ocorre um recital com a pianista Eudóxia de Barros. O repertório será composto por obras de Mozart (1756-1791), Chopin (1810-1849), Franz Liszt (1811-1886), Osvaldo Lacerda (1927 – 2011), entre outros.

Ainda em celebração à Semana de Museus, no dia 17 de maio (sexta-feira), às 20h, na Câmara Municipal, acontece o lançamento do livro Poesia da Alma (versão Filosófica da Condição Humana), escrito pelo Lourival Garducci.

O tema proposto – “Museu MeUeSEU: de todo mundo” – tem o objetivo de reforçar a ideia de que o Museu é um espaço público e está à disposição de toda a população. Por isso, a Secretaria busca oferecer uma programação atrativa que contemple diversos públicos, buscar atrair as famílias para compartilhar momentos de lazer, conhecimento e cultura. Os museus também terão ações em rede, com atividades conjuntas envolvendo mais de uma instituição, provocando os visitantes a descobrir as possibilidades de contato entre as especialidades dos diferentes museus.

O programa inclui, em São Paulo, a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca e Estação Pinacoteca.

No interior, além do Museu Índia Vanuíre, participam da Semana o Museu do Café (Santos), o Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu Casa de Portinari (Brodowski). Este último, mesmo fechado para restauro, fará programação na esplanada em frente ao museu.

Em comemoração à Semana, todos os museus do Governo do Estado de São Paulo terão entrada gratuita aos sábados durante o mês de maio.

O museu está localizado na Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro. Mais informações podem ser obtidas por telefone (16) 3664-2600, nas páginas do museu nas redes sociais Facebook e Twitter ou pelo site www.museucasadeportinari.org.br.

SERVIÇO
Museu MeUeSEU: de todo mundo – “Caminhos e Pontes”
Data: até 26/5/2013
Local: em diversos locais de Brodowski
Horário: das 9h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Museu MeUeSEU: de todo mundo – Recital com a pianista Eudóxia de Barros
Data: 15/5/2013
Local: Sociedade Recreativa 22 de Agosto (Rua General Carneiro, nº 750 – Brodowski/SP)
Horário: às 20 horas
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Museu MeUeSEU: de todo mundo – Lançamento do Livro Poesia da Alma
Data: 17/5/2013
Horário: às 20 horas
Local: Câmara Municipal de Brodowski
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *