O artista Etienne Demonte é tema de palestra na Casa de Cláudio de Souza

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 maio, 2013 09:02

O artista Etienne Demonte é tema de palestra na Casa de Cláudio de Souza

Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/MinC) dá continuidade ao ciclo “Arte Brasil – um giro pela nossa trajetória artística” com a palestra “Vida e obra de Etienne Demonte”, no dia 16 de maio, às 19h. Ministrada por André Demonte e Renato Serra, a palestra terá entrada gratuita.

Falecido em 2004, Etienne Demonte é reconhecido internacionalmente como um dos maiores pintores de arte naturalista do país. Realizou mais de 35 exposições internacionais com seus trabalhos, que valorizam os ecossistemas brasileiros com sua fauna e flora. Sua vida e obra serão tema da palestra realizada por seu filho, André Demonte, e o amigo Renato Serra Filho.

Além do vínculo com o personagem abordado, ambos os palestrantes também são artistas. André Demonte, autodidata, desde criança mostrou sua tendência à arte e, aos três anos de idade, já desenhava perspectivas. Influenciado pela arte do pai, desenvolveu técnicas próprias de pintura naturalista com tendência ao hiper-realismo, tendo se profissionalizado a partir de 1993. Membro da Academia Brasileira de Belas Artes, já participou de diversas mostras no Brasil e no exterior.

Também autodidata, Renato Serra pinta desde os oito anos de idade. Há 15 anos, resolveu aperfeiçoar sua técnica com Etienne Demonte, dedicando-se à pintura hiper-realista, voltada para temas equestres e da natureza. Membro titular da Academia Brasileira de Belas Artes, vem participando de várias mostras coletivas e recebendo premiações por seus trabalhos.

Esta é a terceira palestra do projeto “Arte Brasil – um giro pela nossa trajetória artística”, que tem coordenação da artista plástica Graça Pimentel. O ciclo é formado por palestras mensais gratuitas que, através de temáticas específicas, contam um pouco da História da Arte no Brasil. O encontro seguinte será no dia 20 de junho, com Bia Penna, que falará sobre “Obras de Vick Muniz”.

O objetivo do projeto é formar público e criar interesse, principalmente nos jovens, sobre Arte. As palestras apresentam-se como uma forma de motivar o conhecimento e informar o percurso da arte brasileira desde a vinda da família real portuguesa para o país.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. O espaço, doado ao Museu Imperial pelo escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, recebe eventos artísticos e culturais, além de abrigar exposições sobre seu titular. A casa também está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com entrada franca.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2245-3418 e (24) 2245-2136 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇO
Palestra “Vida e obra de Etienne Demonte”
Palestrantes: André Demonte e Renato Serra
Data: 16 de maio de 2013, às 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 maio, 2013 09:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel