Seminário sobre fotolivros latino-americanos acontece no IMS-RJ

Estão abertas as inscrições para o seminário Fotolivros latino-americanos, que será realizado entre os dias 7 e 10 de maio, das 19h às 21h, no IMS-RJ.

O seminário, que acontece paralelamente à exposição homônima em cartaz no IMS-RJ até 16 de junho, terá a participação de pesquisadores, críticos, editores e artistas com trabalhos incluídos na publicação Fotolivros latino-americanos (Cosac Naify), entre eles: Miguel Rio Branco, Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Rosângela Rennó, Rodolfo Capeto, Joaquim Marçal, Luiz Alphonsus, o curador da exposição Horacio Fernández e Thyago Nogueira. O encontro tem o objetivo de promover o debate sobre a história dos livros de fotografia e o novo lugar dos livros de arte no cenário da produção editorial contemporânea. Durante o curso haverá uma visita-guiada à exposição.

Veja a programação completa:

07/05 (terça-feira) | História do livro fotográfico brasileiro e o livro de artista

Joaquim Marçal: panorama do livro fotográfico brasileiro no século XX; principais exemplos e marcos fundadores.
Rosângela Rennó: a experiência na criação de livros fotográficos. Destaque para “O arquivo universal e outros arquivos”, presente na exposição Fotolivros latino-americanos.

08/05 (quarta-feira) | Design e fotolivros brasileiros. Fotografia experimental x produção editorial

Rodolfo Capeto, com participação de Luiz Alphonsus: a importância dos designers-criadores no Brasil, como Masao Ono; a experiência de produção do livro “Bares Cariocas”, de Luiz Alphonsus.
Maureen Bisilliat: a experiência de Maureen Bisilliat na produção editorial de fotografia.

09/05 (quinta-feira) | A construção do livro fotográfico de autor e a edição de imagens

Miguel Rio Branco: o fotógrafo discutirá seus livros, sua obra e sua trajetória.
Horacio Fernández: entrevista com Miguel Rio Branco e debate

10/05 (sexta-feira) | Publicações fotográficas, modernidade e contemporaneidade: os precursores

Claudia Andujar Thyago Nogueira: a fotógrafa Claudia Andujar dedicou grande parte de sua vida ao trabalho entre os Yanomami.  O livro Amazônia (Claudia Andujar e George Love, 1978, com projeto gráfico de Wesley Duke Lee), incluído na exposição Fotolivros latino-americanos, é considerado uma das obras-primas da história dos fotolivros brasileiros. Neste encontro, Thyago Nogueira falará sobre sua experiência como editor e em seguida fará uma entrevista-conversa com Claudia Andujar.
Encerramento do seminário com Horacio Fernández: para o curador da exposição Fotolivros latino-americanos, existem duas histórias da fotografia. A história  convencional se articula em um contexto conhecido: arquivos, colecionismo, mercado, grandes nomes, obras-mestras, leilões. Uma história da fotografia protagonizada por fotolivros escapa deste esquema.

SERVIÇO
Seminário Fotolivros latino-americanos
Data: De 7 a 10 de maio, das 19h às 21h
Preço: R$ 200 – inscrições somente na recepção do IMS-RJ
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *