Concílio da Destruição da Cia. Les Commediens Tropicales se apresenta no Sesc São José dos Campos

No sábado, dia 30, às 20h, O Sesc São José dos Campos recebe a Cia. Les Commediens Tropicales que sobe ao palco com o espetáculo Concílio da Destruição.

Escrita por Carlos Canhameiro e com provocação cênica do Coletivo Bruto, a montagem se desenrola num país desconhecido, onde o Concílio da Destruição está atrasado porque os jurados estão num impasse para escolher qual país selecionará cinco obras de seus artistas mortos para serem preservadas enquanto todas as outras serão destruídas.

Os países não dispunham de mais espaço, seja real ou virtual. A população havia superado sua capacidade criativa e superlotado casas, carros, museus, escolas e computadores com suas obras. Estudar havia se tornado um exercício insuportável. O caos apontava no horizonte quando os homens conseguiram se defender. Era preciso destruir para se ter o direito de criar.

O escritor traça um panorama da história por vários aspectos, desde a visão dos investidores em arte, que perderão dinheiro com a destruição das obras, passando pelos militantes políticos que se aproveitam da arte para impor suas visões sociais, até a igreja, que é detentora de grandes obras e não quer abrir mão das mesmas.

Canhameiro também se inspirou nas histórias das mães e avós argentinas da Praça de Maio, que contam que crianças que tinham os pais mortos durante a ditadura eram criadas por militares. Na peça, um dos jurados do Concílio é filho de um casal de artistas e coloca em xeque se deve ou não salvar a obra de seus pais.

A Cia. Les Commediens Tropicales, em conjunto com a provocação cênica do Coletivo Bruto (Paulo Barcellos e Wilson Julião), lançou mão de diversas linguagens artísticas – para trazer o texto à cena – manipuladas ao vivo pelos próprios atores: fotografia, música (criada e executada ao vivo pelo músico Rui Barossi), vídeo, iluminação e projeções.

SERVIÇO
Concílio da Destruíção
Cia. Les Commediens Tropicales
Data: 30/03, sábado, às 20h.
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Local: Auditório
Preço: R$ 2,00 a R$ 8,00
Recomendação 14 anos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *