Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura a exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras

Em 28 de março, às 19 horas, o Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura a exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras, apresentando as 71 pinturas italianas adquiridas entre 1946 e 1947, por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, e sua esposa Yolanda Penteado, para a criação do antigo MAM de São Paulo. A exposição traz ainda dez obras de artistas brasileiros cujas práticas mantinham relação com o ambiente artístico italiano do entre guerras. Talvez uma das coleções mais importantes de arte moderna italiana fora da Itália, esse conjunto de obras do MAC USP pode contar uma história da arte moderna italiana da primeira metade do século XX.

Ana Magalhães, docente do MAC USP e curadora da exposição, observa que a exposição fornece algumas pistas para compreender o que estava em jogo quando se falava de Arte Moderna, dentro do contexto paulista, no momento da criação das nossas instituições de arte moderna. Ela apresenta um panorama da Arte Moderna Italiana entre 1920 e 1940, período no qual predominava uma arte figurativa, baseada na noção de realismo, em diálogo com a tradição clássica, e que acabou sendo promovida pelo regime fascista na ânsia de fazer sua propaganda no exterior, através da constituição de um sistema de arte, envolvendo galeristas, exposições, instituições e coleções privadas. No caso de São Paulo, um estilo de valores próximos aos italianos podia ser encontrado em artistas de origem italiana do Grupo Santa Helena, como Alfredo Volpi e Fúlvio Pennacchi.

[scrollGallery id=2526]

“A coleção comprada na Itália para o antigo MAMSP tem, portanto, uma relação direta com o meio artístico Brasileiro dos anos de 1930 e aparece como o produto das trocas que eram estabelecidas no entre guerras entre os artistas e críticos brasileiros e o meio artístico italiano”, diz a curadora.

Além da exposição, outros eventos organizados pelo Museu discutem o tema: o seminário internacional Modernidade Latina. Os Italianos nos Centros do Modernismo Latinoamericano (9 a 11 de abril), com a participação de convidados do Brasil, Itália, Estados Unidos, França e Argentina; o curso Anos 1930 na Itália. As artes figurativas, as revistas e as exposições durante o Fascismo (16 a 19 de abril), com o professor Paolo Rusconi, da Universitá degli Studi di Milano; e o lançamento de duas publicações – o catálogo da exposição com textos das pesquisas realizadas no museu e os Anais do Seminário, com textos dos palestrantes convidados (a ser publicado em 2014).

SERVIÇO
Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras
Curadoria: Ana Magalhães
Abertura: 28 de março, às 19 horas
Encerramento: 2014
Funcionamento: terça e quinta das 10 às 20h; quarta, sexta, sábado, domingo e feriado das 10 às 18 horas. Segunda fechado.
Local: MAC USP Cidade Universitária
Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160
Telefone: 11 3091.3039
Educativo: 11 3091.3328
Entrada gratuita
www.mac.usp.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *