Viagem de Mário de Andrade à Amazônia são expostas na Caixa Cultural São Paulo

Caixa Cultural São Paulo inaugura no dia 23 de março, sábado, a mostra de fotografias “Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta”, com curadoria da pesquisadora Adrienne Firmo.  Organizada a partir do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB), a mostra traz a público um recorte de 60 fotografias em preto-e-branco realizadas pelo intelectual paulistano Mário de Andrade (1893-1945) em 1927, durante viagem ao Estado do Pará e ao Peru. O evento, que é gratuito, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A cultura e a gente nacionais foram os interesses maiores do escritor paulistano Mário de Andrade, que, em 1927, no intuito de desbravar o Brasil, realizou uma viagem etnográfica pelo Norte do país, descrita por ele como “Viagem pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia, e pelo Marajó até dizer chega”. Durante o trajeto, fez registros fotográficos e escritos sobre a paisagem, o homem e a cultura da região.

As imagens de Mário de Andrade revelam o universo do trabalho e do trabalhador distantes dos grandes centros urbanos do período, a saber, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nessas fotos estão registrados os labores no campo com a cana, o café e o gado; os de populações ribeirinhas no transporte de madeira e alimentos; os mercados dos grupos urbanos; as trocas entre citadinos e indígenas; além de referências aos trabalhos femininos como a lavagem de roupas.

“As fotografias demonstram também o empenho do escritor em transmitir por meio de elementos plásticos aquilo que é retratado, fundindo a informação ao valor artístico, além de registrar cada imagem com títulos e legendas que as explicam ou esclarecem, aliando, dessa forma, a ação do turista-etnógrafo à do fotógrafo-poeta”, escreve a curadora Adrienne.

Fotografias e coleções do intelectual

Além deste experimento fotográfico como meio de apreensão do povo e sua cultura, o escritor-fotógrafo Mario de Andrade, em 1928, dedicou-se a nova viagem de reconhecimento do país, sobre a qual enviou cotidianamente crônicas ao Diário Nacional, publicadas na coluna intitulada “O turista aprendiz”. Também guardou em seus arquivos retratos de outras viagens, como as que fez para Minas Gerais, em 1919 e em 1924. Fotografou, ainda, as férias no interior de São Paulo, entre os anos 1920 e 1930, além de ter colecionado cartões-postais de diversas regiões e povos do Brasil, formando, assim, uma coleção de representações de parte importante das práticas e do viver da nação nos primórdios do século XX.

Bate-papo e lançamento de catálogo

No dia 13 de abril, sábado, Adrienne Firmo falará sobre a proposta curatorial, e a pesquisadora Bianca Detino, sobre a importância artística e cultural do arquivo Mário de Andrade, pertencente ao Instituto de Estudos Brasileiros-IEB, da Universidade de São Paulo.”

SERVIÇO
Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta
Abertura para convidados: 23 de março de 2013 (sábado) às 11h
Temporada: de 23 de março a 05 de maio de 2013 (terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 20h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: Franca
Classificação etária: livre
Informações: (11) 3321-4400
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Acesso para pessoas com necessidades especiais

13 de abril – Bate-papo e lançamento de catálogo
Convidados: Adrienne Firmo (pesquisadora e curadora) e Bianca Detino (pesquisadora)
Duração: 1h30
Horário: das 15h às 16h30
Capacidade: 50 pessoas
Inscrições: (11) 3321-4400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *