Paço das Artes inaugura obras de Claudio Cretti e Ricardo Carioba em março

Em março, o Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, inaugura o site specific Pandora, de Claudio Cretti, e a videoinstalação carta perspética do intuito, de Ricardo Carioba. As mostras ocupam áreas alternativas de exposição dentro da instituição: o Espaço do Quadrado e a sala de exibição de vídeos Paço Para Ver, respectivamente.

O Espaço do Quadrado, localizado no rebaixamento do piso que ocupa a entrada da instituição, e a sala Paço para Ver foram inauguradas como espaço expositivo em maio de 2012.  “O Paço das Artes vem buscando tornar sua programação mais dinâmica, além de ampliá-la. A inauguração do Espaço do Quadrado, da sala de exibição de vídeos Paço para ver e o aumento das atividades do Espaço Subsolo refletem isso”, afirma Priscila Arantes, diretora técnica e curadora da instituição.

Idealizado por Claudio Cretti, o site specific Pandora consiste uma torre de cruzetas de madeira, utilizadas anteriormente em postes de energia elétrica nas ruas da cidade. Em seu interior há um emaranhado de fios elétricos de onde saem pequenos holofotes de luz. A luz está direcionada contra as tramas de madeira da torre, criando uma projeção de luz para além da grande estrutura, ampliando o desenho do objeto no espaço circundante. Um trânsito de ideias e uma caixa vazada de luz, sempre o mistério prestes a se revelar.

Já carta perspética do intuito, a videoinstalação de Ricardo Carioba, apresenta uma série de linhas e áreas que estruturam uma espécie de esfera anamórfica em movimento. Permeada por um não-som, encontra-se a sugestão de um silêncio incômodo que impõe reflexão. É a partir de um deslocamento de perspectiva, do exterior para o interior, do passivo para o ativo, que Carioba propõe ao receptor se encontrar em meio a seu próprio pensamento materializado.

A abertura, gratuita e aberta ao público, acontece no dia 21 de março, quinta-feira, às 18h30. Na ocasião, o Paço das Artes recebe os artistas para apresentar suas obras em uma conversa aberta com o público. Pandora carta perspética do intuito ficam abertas para visitação gratuita até 1º de maio.

SERVIÇO
PANDORA E CARTA PERSPÉTICA DO INTUITO
Abertura : 21 de março, às 18h30 – na ocasião, haverá uma conversa com os artistas Claudio Cretti e Ricardo Carioba
Visitação: 22 de março a 1º de maio
Horário: Terças a sextas das 11h30 às 19h
Sábados e domingos das 12h30 às 17h30
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *