Trompetista Paulo Ronqui faz apresentação em São Pedro

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 março, 2013 08:01

Trompetista Paulo Ronqui faz apresentação em São Pedro

Um dos principais trompetistas brasileiros de sua geração, Paulo Ronqui chega a São Pedro para a apresentação do espetáculo “Paulicéia, Obras Paulistas para Trompete Solo”dia 23 de março. Com entrada gratuita, o evento tem início a partir das 16h00 no Museu Gustavo Teixeira e é realizado pela 3S Projetos com o apoio do Grupo Musical Sexteto com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). A apresentação é baseada no CD de Paulo Ronqui que leva o mesmo título do projeto.

O espetáculo busca servir como meio de divulgação do repertório para trompete solo escrito por compositores paulistas, criando assim condições para que estimular o interesse pela prática de apreciação e interpretação da música escrita para este gênero musical, nas diferentes esferas da sociedade brasileira.

Paulo Ronqui escolheu seu repertório a dedo, buscando trazer os grandes clássicos da música nacional para o cenário erudito interpretado pelo músico a fim de valorizar e difundir o instrumento entre pessoas de todas as idades. O público poderá apreciar músicas como Invenção para trombeta, trompa e trombone de Osvaldo Lacerda, Concerto nº 1 para trompete de Edmundo Villani-Côrtes, Andante e Bollero de Sant’anna Gomes, entre outras que são de valor histórico para o gênero.

“Paulicéia, Obras Paulistas para Trompete Solo” foi uma ideia nascida em 2004, que busca ampliar a divulgação e a pesquisa sobre compositores paulistanos para o trompete. A execução de obras solo com diferenciadas instrumentações como acompanhamento trará ao público a oportunidade de ver, ouvir, apreciar e observar de forma mais intensa a interpretação desse instrumento como solista, em obras escritas originalmente para essa formação instrumental. Assim, o gosto pela música de câmara e o interesse em demonstrar a produção musical paulista para trompete solo reuniu esses músicos nesse projeto.

Sobre Paulo Ronqui

O trompetista Paulo Ronqui destaca-se no cenário nacional e internacional pela sua musicalidade, qualidade técnica e carisma. Tem atuado como solista junto a diversas orquestras brasileiras realizando recitais e apresentações por países como Cuba, Japão, EUA e França. Foi vencedor do I Concurso de Música de Câmara promovido pela UNICAMP em 2006 e do I Concurso Nacional para Trompete Solo promovido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, no ano de 2004. Como pesquisador, atua em pesquisas da música brasileira para trompete solo e do naipe de trompetes no repertório orquestral brasileiro. Além de sua atividade orquestral, solo e ensino, é fundador e integrante do Grupo Metallumfonia, no qual realiza intensa pesquisa em música brasileira de câmara para metais.

SERVIÇO
Paulo Ronqui – Paulicéia, Obras Paulistas para Trompete Solo
Data: 23 de março
Horário: 16h00
Local: Museu Gustavo Teixeira
Endereço: Joaquim Teixeira de Toledo, 524 – Centro – São Pedro
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 março, 2013 08:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Dora e a Cidade Perdida

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel