A Menina em cartaz no Teatro Cândido Mendes no Rio de Janeiro

O espetáculo “A Menina”, que cumpre temporada no Teatro Cândido Mendes de 24 de janeiro a 05 de abril, é uma adaptação do conto Menina do escritor mineiro Ivan Ângelo. O solo, dirigindo pela cineasta Virginia Jorge e interpretada pela atriz capixaba Fabiola Buzim, contempla praticamente todos os públicos e faixas etárias, pois seu texto discute com leveza as relações sociais e familiares.

A peça não é atemporal. Conta de forma lúdica a história de Ana Lúcia, uma mulher que se debruça sobre uma passagem da sua infância, quando sofreu um bullyng pelo fato de sua mãe ser desquitada. A personagem cresceu em um período onde os casais que se separavam não tinham o direito de se casar novamente e eram alvos de preconceitos, principalmente as mulheres.

Os “desquitados”, proibidos de receber a comunhão, eram considerados “transgressores arbitrários das leis divinas e humanas”. É neste contexto que a Ana Lúcia, menina, tenta descobrir o significado e o sentido da palavra “desquitada”. Ela constrói seu pensamento como quem costura uma colcha de retalhos e o que o público presencia são momentos de pura experimentação – ora das lembranças, ora simplesmente das palavras que perdem e ganham sentidos diferenciados.

A produção tem uma encenação intimista, quase como uma conversa, e privilegia o ator e sua relação com o público. Apesar de ser um solo, a atriz Fabiola Buzim nunca está só no palco, pois ela dialoga com a plateia, com a luz, com o cenário, com a mãe, com as amigas, e traz questionamentos da vida diária, abrindo o mundo feminino para o público.

A premiada produção, que estreou em 2009, cumpriu temporadas em importantes espaços culturais no Rio de Janeiro (Sesi, Teatro do Nós do Morro, Galpão Gamboa e Teatro Sesc Casa da Gávea),  Espirito Santo  (Teatro Carlos Gomes, FAFI, UFES, UVV, Teatro Galpão, Viana), em festivais de teatro (Ponte Nova, Ouro Preto, Rezende, Paraty), contabilizando um público de mais de 6 mil pessoas.

SERVIÇO
A Menina
Teatro Cândido Mendes
Temporada: 24 de janeiro a 5 de abril de 2013
Horário:
Quinta e sexta 19h
Endereço:
Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 3005-4104
Gênero: Drama
Preço: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Classificação Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *