NAT GEO | Confira os DESTAQUES DA SEMANA (04/02/2013)

Confira abaixo a programa completa desta semana – 04 de Fevereiro a 10 de Fevereiro de 2013 – para o canal americano National Geographic (NAT GEO).

Os Canais Internacionais National Geographic (NGCI) convidam os telespectadores a uma reflexão por meio de sua programação inteligente e inovadora que questiona o que sabemos, como vemos o mundo e o que nos leva adiante. Propriedade da National Geographic Ventures (NGV) e do FOX Entertainment Group, o NGCI integra o compromisso da Sociedade National Geographic com a pesquisa, a preservação e a educação através de seus seis canais: National Geographic Channel, National Geographic Channel HD, Nat Geo Wild, Nat Geo Wild HD, Nat Geo Adventure e Nat Geo Music.

Em todo o mundo, o Canal National Geographic (incluindo o Canal National Geographic dos Estados Unidos, um empreendimento conjunto da NGV e do grupo Fox Cable Networks Group) está disponível em mais de 485 milhões de residências em 173 países e 37 idiomas.

[scrollGallery id=2150]


SEGUNDA-FEIRA – 4 DE FEVEREIRO

22h15: Viciados – ESTREIA – exibição de dois episódios INÉDITOS

A série “Viciados” revelará o impacto químico de algumas das drogas mais perigosas utilizando efeitos visuais e imagens geradas por computadores de última geração que levarão o telespectador a uma viagem através do organismo humano – acompanhando cada uma das mais conhecidas substâncias através das artérias, dos órgãos e dos músculos.

O uso recreativo de drogas está generalizado e cada vez mais difundido, e esta série explorará este assunto, com honestidade e sem julgamentos, e analisará o impacto que as drogas têm no organismo. “Viciados” apresentará entrevistas com jovens, desde os que desfrutam do uso de drogas até os viciados, oferecendo relatos de primeira mão das vítimas do abuso prologando destas substâncias.

No primeiro episódio, sobre crack, Eric, de 27 anos, tem um filho de 4 anos que raramente o vê e um emprego como vendedor que consegue apenas pagar suas contas. Seus amigos acreditam que ele não chegará aos 30 anos se continuar consumindo crack e heroína. Dois médicos se propuseram a salvá-lo. Juntos, revelarão os efeitos do crack em seu organismo e em sua mente, com a esperança de que isso cause um impacto que desperte em Eric o desejo de cura. A tensão aumenta na medida em que se aproxima a data dos exames médicos. Enquanto seus amigos e familiares tentam convencê-lo de que esta é uma chance de recuperação, Eric consome o máximo possível. Estaria ele aproveitando seus últimos momentos com as drogas antes de começar a reabilitação, ou apenas mergulhando cada vez mais fundo em seu vício?

No segundo episódio, que será exibido em seguida, sobre heroína, Schuyler, de 21 anos, vive em um pitoresco subúrbio de classe média e é viciado em heroína. Ele era jogador de basquete e o primeiro aluno da classe, mas agora sua vida gira em torno da droga e de seus amigos viciados, preso em um desesperado círculo vicioso. Hope, sua mãe, está à beira de um ataque de nervos, e não sabe o que fazer para ajudar seu filho. Conseguirá a equipe médica fazer Schuyler ver o dano que seu vício criou e convencê-lo a buscar ajuda?

TERÇA-FEIRA – 5 DE FEVEREIRO

22h15: As Faces da Terra Santa – Exibição de três episódios

A Criança Sacrificada: Arqueólogos fizeram uma descoberta chocante enquanto escavavam uma antiga vila em Israel – os restos mortais de uma pequena criança estavam guardados em um pote de barro. Seis milênios atrás, alguém cuidadosamente enterrou esta criança sob os alicerces da casa, mas por quê? Uma mãe em luto decidiu manter uma criança perdida muito cedo? Ou foi este inocente sacrificado para agradar os deuses? Neste episódio, nossos arqueólogos, acadêmicos e antropólogos forenses exploram a história dos sacrifícios enquanto reúnem informações para ajudar os artistas forenses na reconstrução do rosto desta misteriosa criança.

Dalila: Neste episódio, uma animadora descoberta arqueológica colocou um crânio feminino de 3000 anos de idade nas mãos de nossa equipe forense. O crânio data da Idade do Ferro, a época do homem mais forte da Bíblia, Sansão, e sua amante traiçoeira, Dalila. Nossa equipe de arqueólogos, acadêmicos e antropólogos forenses reúnem evidências para oferecer a artistas forenses a oportunidade única de reconstruir o rosto de uma mulher do povoado dos filisteus.

O Homem que Conheceu Jesus: Arqueólogos fazem uma descoberta na Galileia – uma caverna própria para enterros com os restos mortais de um homem cujos ossos foram enterrados usando uma técnica funerária única, popular durante o primeiro século depois de Cristo. Não somente este homem viveu em uma região fortemente associada ao ministério de Jesus, mas ele também pode ter vivido durante o período em que Jesus viveu. Neste episódio, nossa equipe de acadêmicos e arqueólogos faz uma jornada pela região, desde remotas vilas até uma das mais antigas sinagogas do Mar da Galileia, para reconstruir sua vida. Enquanto isso, nossos antropólogos forenses e artistas trabalham juntos para reconstruir o rosto deste homem de 2000 anos.

QUARTA-FEIRA – 6 DE FEVEREIRO

21h30: Tabu – Exibição de dois episódios inéditos

Transgênero: Este é um casamento feliz. Mas nem tudo é como parece. Quando eles se conheceram e se apaixonaram, Ashley era um homem… e Tony era uma mulher. Chris Tina Bruce se considera um híbrido – nem homem nem mulher. Chame-a de Gênero X ou Gênero Indefinido. Ele é atlético, masculino e poderia competir com qualquer modelo masculino. Balian Buschbaum é um homem, exceto por um pequeno detalhe: antes ele era uma mulher.

Casamentos Insólitos: O casamento é uma instituição tão antiga quanto a civilização, mas, hoje em dia, alguns casamentos dão as costas para as tradições. Na Jamaica, nove casais dizem “sim” como Deus os trouxe ao mundo. Enquanto isso, na Califórnia, os noivos estão vestidos, mas são cachorros! Alguns casamentos podem até ser perigosos. Na Indonésia, um jovem sequestra a noiva, e na Índia cafetões tramam atos violentos quando um casamento ameaça seu negócio. Em todo o mundo, quando os casamentos desafiam as convenções, tornam-se um tabu.

QUINTA-FEIRA – 7 DE FEVEREIRO

21h30: Os Segredos do Terceiro Reich – Exibição de quatro episódios seguidos

O Discípulo de Hitler: Heinrich Himmler: líder nacional da SS, chefe de polícia, ministro do Interior e comandante-chefe. O discípulo mais poderoso de Hitler permanece sendo um enigma até hoje. Por que ele estava interessado no ocultismo? Que papel tinha sua misteriosa amante, com quem ele levou uma vida dupla durante anos? E foi Himmler, em vez de Hitler, o responsável por ordenar o assassinato em massa de judeus? Vamos investigar os novos insights sobre esta questão decisiva e procurar desvendar o mistério que envolve Heinrich Himmler.

A Fortuna de Hitler: Durante grande parte do seu tempo no poder, Hitler dizia ser um homem humilde, do povo. Na realidade, porém, ele acumulou uma grande fortuna, muitas vezes às custas do povo alemão. Seja através de doações generosas ou por ser isento do pagamento de impostos, a ascensão de Adolf Hitler ao poder não teria sido possível sem a sua imensa riqueza.

A Raposa do Deserto: Erwin Rommel, “A Raposa do Deserto”, viveu como uma lenda além do regime a que ele servia. No ponto alto de seus sucessos, sua reputação por si só parecia ser suficiente para substituir divisões inteiras. Mas, eventualmente, seus surpreendentes sucessos militares foram seguidos por derrotas esmagadoras. No final da guerra, aconteceu um confronto entre ele e o Führer, resultando em um suicídio forçado, acobertado por um enterro feito pelo estado.

As Mulheres de Hitler: Surpreendentes novos insights sobre os relacionamento pessoais de Hitler com mulheres e o papel delas em sua vida são colocados sob os holofotes. Surpreendente, chocante e perspicaz – vamos ver um aspecto desconhecido da vida de Hitler.

SEXTA-FEIRA – 8 DE FEVEREIRO

19h: Semana do Corpo Humano – Exibição: Homem 2.0

Como o progresso tecnológico está permitindo que a humanidade conceba um ser humano radicalmente melhorado – o “ser humano versão 2.0”. O progresso da ciência é tal que as fantasias mais loucas, reservadas até agora ao reino da ficção científica, estão a apenas um tubo de ensaio de distância. Em laboratórios de todo o mundo um novo tipo de ser humano, parcialmente refeito, não está mais apenas no processo de ser sonhado e testado, mas sim fabricado. Alguns cientistas apostam que o Homo Sapiens vai em breve ser considerado uma versão charmosa mas desatualizada do ser humano. Esta é a hora de atualizar para o Homo Technologicus – uma mente melhor, reprodução controlada, um corpo perfeito e sem idade, um cérebro infalível e, a longo prazo, imortal. O documentário explora as fronteiras da natureza humana em uma investigação profunda, mas muito acessível, onde ciência, filosofia e sociologia colidem.
SÁBADO – 9 DE FEVEREIRO

21h30: Maratona Delitos: Destino Brasil – Exibição de quatro programas sobre o tema

Férias na Prisão. Episódio: Brasil – Em 1993, Brendan Cosso festejava e circulava com celebridades em Hollywood. Ele não precisava de dinheiro. Mas quando surgiu a oferta de contrabandear cocaína do Brasil por 50 mil dólares, ele aceitou. Cosso foi preso com três amigos no aeroporto de São Paulo. Graças aos esforços de seu pai em conseguir um renomado advogado criminal, Brendan recebeu uma sentença de quatro anos de prisão, bem menos do que os 25 anos pedidos pela promotoria. Cosso foi enviado para o Carandiru, a prisão mais violenta da América do Sul, onde um ano antes 111 detentos tinham sido massacrados.

Férias na Prisão. Episódio: O Rei da Cocaína – Samuel Leibowitz vem de uma rígida comunidade judaica hassídica ortodoxa de Londres. Obrigado a realizar um casamento arranjado que rapidamente fracassa, Sam decide ter um novo começo em Antwerp, na Bélgica, e trabalha na comunidade hassídica local como verdureiro. Um amigo novo oferece a ele férias grátis no Brasil e, de volta, pedem apenas que ele leve um pacote a seu amigo. Resulta que o pacote continha cocaína. Sam nunca tinha ouvido falar em cocaína, mas fica impressionado quando descobre sobre os enormes lucros que se pode obter com o tráfico de drogas. Ele decide envolver-se, e suas roupas e corte de cabelo tradicionais deixam-no praticamente invisível para as alfândegas, que assumem que ele seja severamente religioso. Logo ele está no centro do negócio, o Brasil, e se encontra trabalhando com outro judeu hassídico – o rei da droga local, conhecido como o Padrinho. Exportando centenas de quilos de cocaína, a dupla consegue dinheiro, muito dinheiro. Mas outras gangues em São Paulo pressionam o empreendimento, e, enquanto Sam começa a levar uma vida de luxos, o aumento da violência e uma tentativa de assassinato fazem com que o negócio termine. Mas antes de poder se aposentar, Sam é preso e enviado para uma das prisões mais perigosas do mundo: o Carandiru. Cercado pelo caos e pela maldade, Sam consegue ficar fora de perigo, até que um dia ele é ameaçado com uma faca.

Capitais do Delito. Episódio: Rio de Janeiro – Conor Woodman está no Rio de Janeiro, uma das cidades mais atrativas do mundo, especialmente na época do carnaval. Milhões de turistas vão à cidade para participar de uma das festas mais extraordinárias do planeta. E, com tantos turistas aproveitando as ruas, para os ladrões e golpistas do Rio, esta também é uma grande festa.

A Esmeralda de 400 Milhões de Dólares – A maior esmeralda do mundo – pesando cerca de 380 kg – é encontrada no Brasil em 2001. Sua história, que inclui fraude, obsessão e loucura, é quase bizarra demais para se acreditar. Um empresário da Califórnia alega ter comprado a esmeralda no Brasil por meros $60.000,00, mas a prova de sua compra desapareceu em um incêndio suspeito. Um empresário obtém o título da esmeralda, apenas para perdê-la em um negócio de diamantes que dá errado, segundo ele, porque foi sequestrado pela máfia brasileira. Enquanto isso, a esmeralda passa semanas submersa em um cofre em New Orleans depois de o furacão Katrina inundar a cidade. Até o momento em que a pedra foi para o sistema judicial da Califórnia em 2008, nada menos do que oito pessoas brigavam pelo controle de uma espécie avaliada em cerca de US$ 400 milhões.

DOMINGO – 10 DE FEVEREIRO

21h: Super Domingo: Especial Transgêneros – exibição de quatro programas sobre o tema

Tabu. Episódio: Transgênero – Este é um casamento feliz. Mas nem tudo é como parece. Quando eles se conheceram e se apaixonaram, Ashley era um homem… e Tony era uma mulher. Chris Tina Bruce se considera um híbrido – nem homem nem mulher. Chame-a de Gênero X ou Gênero Indefinido, mas ela é parte da revolução. Ele é atlético, masculino e poderia competir com qualquer modelo masculino. Balian Buschbaum é um homem virial, exceto por um pequeno detalhe: antes ele era uma mulher.

Tabu. Episódio: Mutação Sexual – Algumas pessoas modificam o corpo por meio de tatuagens, perfurações e até mesmo cirurgias. Mas outros vão além, optando por uma transformação total, inclusive para mudar de sexo. A mudança de gênero pode ser tão forte que muitos consideram que os transexuais são doentes e precisam de ajuda profissional. A série Tabu apresenta alguns personagens que romperam as regras do gênero, ainda que para alguns este tema seja polêmico, pecaminoso… um tabu. Eles não são homens ou mulheres: são “muxhes”. Em Juchitán, no México, homens biológicos vivem plenamente como mulheres. Alguns modificam o corpo para ter um aspecto mais feminino enquanto outros preferem continuar com o aspecto masculino. Porém, todos são aceitos pela comunidade juchiteca. Os muxhes têm uma semana cultural que termina com um evento no qual os convidados, com seu melhor traje, coroam sua rainha: Darina. Na Colômbia, Paula Mounts diz ter nascido “no corpo errado”. Ela resolveu deixar seu passado como Gabriel porque nunca se sentiu à vontade com seu gênero. Apesar de ter tomado a decisão de viver 30 anos como homem, ter uma esposa e uma filha, seu espírito feminino falou mais alto e ela resolveu lutar por si só e se transformar totalmente para ser 100% mulher. Homem ou mulher? Brigitte Luis Guillermo tem um pouco dos dois e não está interessada em se enquadrar em nenhum dos gêneros. Aos 46 anos, Brigitte se veste como mulher, tem implantes nos seios, vive com sua esposa e tem duas filhas. Diferente dos casos anteriores, Tabu apresenta ainda uma garota que nunca se sentiu como tal e vive como um homem. Cristina, uma mãe com uma mentalidade diferente, nos explica como tem sido o processo de sua filha transexual.

Mistérios da Sexualidade: O gênero de um recém-nascido ou de um garoto nem sempre é claramente masculino ou feminino. Nestes casos, seus pais precisam tomar decisões que irão afetá-los fortemente pelo resto da vida. Este documentário apresenta histórias fortes, comoventes e reais de pessoas que enfrentam conflitos sobre seu próprio corpo e sexualidade, e resolvem fazer alguma mudança. Conheça Alaniz, um homem que por acaso descobriu, já adulto, que possui ovários e útero. Confira também o caso de uma menina de apenas 8 anos que já realizou uma mudança de sexo com o apoio dos pais.

Tabu. Episódio: Mudança de Sexo – Até onde as pessoas vão para mudar o visual – e a vida – e se tornar a pessoa de seus sonhos? Nos Estados Unidos, conheça uma comunidade transgênica, onde alguns homens e mulheres passam por cirurgia e injetam hormônios para assumir o sexo que acreditam verdadeiramente possuir. Especialistas, incluindo a artista transgênera Loren Cameron fornecem uma visão detalhada de tal prática. Na Tailândia, conheça um universo formado por certa de 170 mil homens que agem e vivem como mulheres, na maioria artistas. Apesar da tolerância prevalecer neste país budista, integrantes deste suposto terceiro sexo chamado katoey geralmente enfrentam um forte preconceito. Mas em um ringue de boxe tailandês, a katoey mais famosa do país, e que já competiu neste esporte super violento, agora ajuda outros integrantes do katoey a obter sucesso e aceitação através do esporte. E no pequeno estado de Samoa, as famílias por vezes educam garotos como garotas. Conhecidos no país por fa’afafini, estes garotos – alguns dos quais assumem por conta própria a identidade feminina – se vestem e agem como garotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *