Bangu Shopping promove a segunda edição do projeto Plantar Bangu

Devido ao grande sucesso, o projeto socioambiental Plantar Bangu chega à sua segunda edição. O projeto do Bangu Shopping, em parceria com a Fundação de Apoio à Botânica – Fundação Flora, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RJ e a Asas (Agência de Soluções Ambientais e Sociais), investe na democratização da educação e cultura na Zona Oeste. O curso é gratuito, com duração de 10 meses, e tem como objetivo a capacitação de jovens aprendizes em práticas profissionais ligadas à área de Técnicas de Jardinagem e iniciação ao Paisagismo. As aulas começam no dia 25 de fevereiro e para se inscrever é necessário levar (documentos: RG e CPF do aluno e do responsável, Comprovante de residência, Comprovante escolar, 2 fotos 3×4) no (Espaço Cliente) do mall.

O diferencial desta edição é que serão formadas duas turmas com 15 alunos cada, com aulas ministradas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h, nos meses de fevereiro a dezembro. Para participar, os interessados precisam morar em Bangu ou em bairros adjacentes, ter entre 14 e 18 anos, cursar regularmente a escola e pertencer a famílias que recebam até três salários mínimos mensais. Ao fim do curso, os 30 alunos receberão certificados emitidos pelo SENAR/RJ.

Os 10 alunos que participaram da primeira turma estão comemorando. Antes mesmo de terminar, o projeto rendeu frutos. A aluna Tamirys Assunção de Oliveira foi contratada para trabalhar no projeto “Orientadores do Museu do Meio Ambiente”, do Jardim Botânico, e os outros nove formandos foram contratados pelo shopping para atuarem como jardineiros mirins.

Com uma equipe de técnicos especializados da Fundação Flora, educadores e instrutores com diversas formações, o projeto visa um trabalho multi e interdisciplinar. As aulas teóricas e práticas acontecerão no próprio Bangu Shopping, onde os alunos terão a oportunidade de fazer a manutenção dos vasos, canteiros e jardins.

Além das oficinas de fundamentos de arborização e jardinagem, que têm o enfoque no aprendizado específico da flora nativa e na escolha de espécies vegetais para o tratamento paisagístico urbano, serão realizadas dinâmicas para o desenvolvimento de relações interpessoais, estimulando valores que possibilitem a formação sadia e integrada dos participantes entre si e junto à comunidade.

O Bangu Shopping foi o primeiro empreendimento do grupo Aliansce a promover esse tipo de projeto educacional. De acordo com o superintendente Luis Antônio Marques, o sucesso do projeto está na realização pessoal de cada aluno. “Foi gratificante ver no olhar desses jovens a esperança de um futuro melhor. Mais do que um projeto educacional, o Plantar Bangu chega à sua segunda edição realizando sonhos”, diz.

Sobre a Asas

 A Agência de Soluções Ambientais e Sociais é uma agência de soluções socioculturais e ambientais, que desenvolve planejamentos estratégicos nestes segmentos, bem como consultorias específicas a projetos e prestação de serviços operacionais nas áreas de cultura, responsabilidade social e sustentabilidade.

SERVIÇO
Bangu Shopping promove a segunda edição do projeto Plantar Bangu
Inicio: 25 de fevereiro
Duração: 10 meses
Aulas: das 8h às 12h, segundas, quartas e sextas
Local: Bangu Shopping
Endereço: Rua Fonseca, 240, Bangu

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *