Festival Nova Música Brasileira está com inscrições abertas para a descoberta de talentos musicais do samba

Já estão abertas as inscrições para o Festival Nova Música Brasileira, mais conhecido como NMB e que, neste ano, é dedicado ao ritmo samba. Lançado em 2011, o NMB é uma plataforma multifacetada, que se reinventa a cada edição para revelar novos talentos em todo o Brasil. Pela primeira vez, o evento rompeu as barreiras da capital e, em um ônibus itinerante, irá percorrer as 20 cidades participantes do Rio de Janeiro para selecionar os grupos. O vencedor gravará duas músicas em estúdio e ainda abrirá o show de um renomado sambista no encerramento do festival, que acontecerá no dia 30 de março.

Oportunidade única para os artistas das regiões fluminenses, o projeto é realizado pela agência Biruta Ideias Mirabolantes, com patrocínio da CINTRA e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, além de contar com o apoio da prefeitura das cidades envolvidas. Segundo o diretor da Biruta Guilherme Borges, o NMB surgiu para dar um palco, um espaço, para esses grandes grupos. “O tema samba foi escolhido porque tem apelo popular e se destaca pela sua melodia, swing e criatividade. É o ritmo que conduz o Carnaval, a época festiva mais colorida e democrática do país”, afirma.

Na primeira fase, os grupos pré-selecionados farão uma audição no ônibus itinerante que irá percorrer as 20 cidades selecionadas. São elas: São Gonçalo, Araruama, Maricá, Saquarema, Arraial do Cabo, Macaé, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Magé, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Quissamã, São João da Barra e Cardoso Moreira. Serão ao todo até dez grupos de cada cidade, que terão entre 15 e 20 minutos para apresentar suas músicas (inéditas ou versões) para os jurados. O júri, composto pelos produtores musicais e membros das secretarias de cultura que apoiam o projeto, escolherá o melhor grupo de cada cidade, que posteriormente participará da grande final por região.

Já na terceira fase, o grupo vencedor de cada cidade irá concorrer à premiação final, que contemplará apenas dois grupos escolhidos pelo voto popular e dos jurados. Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de fevereiro pela fanpage do NMB no facebook facebook.com/novamusicabrasileira ou pelo e-mail contato@novamusicabrasileira.com.br.

Sobre a Biruta

A Biruta Ideias Mirabolantes, fundada em 2003, tem sua sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Fortaleza, mas está presente operacionalmente em todo o país, desenvolvendo e produzindo ações e projetos diferenciados para expor as marcas de seus clientes. A agência, que já conquistou importantes prêmios publicitários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar segundo o Great Place to Work, vem se preparando para os grandes eventos que o Brasil irá sediar, como Copas e Olimpíadas. Em 2010, realizou o Futebol Arte e Vídeo Map 3D no prédio do MAC, em São Paulo, único projeto chancelado pelo poder público na cidade durante a Copa do Mundo de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *