Cineclube (Sesc Piracicaba) exibe Potiche – Esposa Troféu

Produzido em 2010 essa comédia franco-belga Potiche – Esposa Troféu é baseada na peça de mesmo nome de Pierre Barillet e Jean-Pierre Grédy. A ação transcorre em 1977, e conta a história de uma esposa submissa que começa tomar conta da fábrica de guarda-chuvas de seu marido, após uma rebelião de funcionários contra o gerente tirânico.

Suzanne, a dona de casa e mãe interpretada pela diva Catherine Deneuve, aparenta ser uma perua fútil, a tal “esposa troféu” do título, casada com o ríspido Robert (Fabrice Luchini) e dedicada ao casal de filhos, Laurent (Jérémie Renier) e Joëlle (Judith Godrèche).

1977. Suzanne Pujol (Catherine Deneuve) é a esposa submissa de Robert (Fabrice Luchini), um rico industrial. Ele é dono de uma fábrica de guarda chuvas e a comanda com mão de ferro, sendo também autoritário e rigoroso com a esposa e os filhos. Quando uma greve e o sequestro de Robert atingem a família, é Suzanne quem resolve assumir a dianteira para comandar a fábrica. Para surpresa de todos, ela demonstra ter uma liderança nata.

O elenco traz ainda Gérard Depardieu, no papel de um líder sindical. Por trás da irresistível atmosfera kitsch, muito bem representada, estão temas como reformas trabalhistas, interesses políticos e direitos das mulheres.

No longa, as transformações pessoais de cada personagem sobressaem em relação às revoluções que eles querem causar — ou evitar — na sociedade. Ozon desvia-se do discurso panfletário criando saborosas reviravoltas amorosas, responsáveis por momentos hilariantes.

O filme competiu no 67º Festival Internacional de Cinema de Veneza e recebeu duas indicações no Prêmio Magritte, vencendo Melhor Ator Coadjuvante com Jérémie Renier.

A exibição ocorre no Teatro. Retirada de ingressos é gratuita e deve ser feita uma hora antes do início. Não recomendado para menores de 12 anos.

Cineclube – Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155  – Centro
Piracicaba – SP
CEP.: 13400-480

Potiche – Esposa Troféu-Cineclube-Official Poster Banner PROMO POSTER-28Janeiro2013 (POST)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *