Duo Clave de Fá se apresenta na 14ª edição do Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas

A cidade de Poços de Caldas ficou marcada no último domingo (6), com filas de espera para o concerto de abertura da 14ª edição do Festival Música nas Montanhas. A tarde ainda não havia acabado, mas, desde as 17h já demonstrava a expectativa do público, que, ansioso, aguardava a apresentação da Orquestra Versatilis. Centenas de pessoas brindaram a abertura oficial do evento marcando a expectativa para os cerca de 40 concertos que, até o dia 19, fazem parte da agenda do festival. Dentro da  Série de Concertos Noturnos, nesta terça-feira (8),  a atração é o duo Clave de Fá. Formado pelos contrabaixistas  Ana Valéria Poles e Sérgio de Oliveira, o dueto celebra 25 anos de união, convidando amigos da música e brindando o público com um repertório raramente tocado. O espetáculo acontece às 20h30, no Teatro Municipal da Urca. Entrada Franca.

O programa traz o Quarteto número 3 – para contrabaixo solo, violino, viola e violoncelo – de Johann Mathias Sperger, O Canto do Cisne Negro – para contrabaixo e harpa – de  Villa-Lobos, além de obras de Osvaldo Lacerda, Giovanni Bottesini, Nicolo Paganini. São convidados especiais, a soprano Susan Ruggiero (Ária “Tutto Il mondo” para soprano, contrabaixo e piano), a violinista Betina Stegmann, além dos músicos Marcelo Jaffé – viola, Robert Suethloz – violoncelo, Danilo Mezzadri – flauta, Flávio Augusto – piano e Suelem Sampaio – harpa.

Nesta quarta-feira (9), a grande atração é a Orquestra de Câmara da Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos. O concerto é regido pelo virtuoso Alejandro Drago e promete ser um dos pontos altos da programação do Festival.

Também na quarta-feira, tem início a Série de Concertos Especiais, tradicional por sua iniciativa de inserção social, que leva música a lugares como asilos, hospitais, igrejas e entidades assistenciais.

FMM

Uma agenda de alto nível e totalmente gratuita integra a programação de concertos, que apresentam consagradas formações instrumentais e orquestrais, da cena nacional e internacional, como a Orquestra de Câmara da Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, o trio A La Russe, o Trio Brasileiro, o Quarteto Camargo Guarnieri, além do consagrado grupo Pau Brasil e da Orquestra Sinfônica do Festival.

O festival foi apontado pelas revistas Viva Música e Concerto como o mais promissor encontro do gênero no Brasil. Até o dia 19 de janeiro, a capital da música erudita no país tem nome: Poços de Caldas, que por diversos momentos, ouve a curiosa substituição dos cantos dos pássaros da Mantiqueira, pelos sons de violinos, trompas, trompetes, violoncelos, além de todos os instrumentos orquestrais e do canto.

Com uma agenda intensa de oficinas, o evento investe na acessibilidade do público à música de qualidade e na excelência dos professores. São realizadas oficinas de aperfeiçoamento em música erudita e instrumental, para todos os instrumentos de orquestra, incluindo percussão, saxofone, harpa e piano, além das oficinas de regência orquestral, coral e improvisação. Também fazem parte do programa oficinas de canto repertório e ópera estúdio.

SERVIÇO
Duo Clave de Fá – 14ª edição do Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas
Data:
08/01 às 20h30
Local: Teatro da Urca
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro – Poços de Caldas – MG

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *