O Hobbit: Uma Jornada Inesperada | Confira os números da produção do primeiro longa da trilogia

Para transformar o mundo fantasioso de J.R.R. Tolkien em realidade, o longa O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, que estreou na última sexta-feira (14), passou por uma preparação para lá de especial. Foram utilizadas duas unidades de filmagem e uma média de 2,6 dias filmando em um determinado set. A equipe da locação principal era formada por 700 pessoas e, na secundária, havia mais 100 – além das 800 que viajavam entre uma e outra. Já o estúdio principal contava com 450 colaboradores e o segundo, com 60. No offset, o time contabilizava 350 integrantes.

As equipes trabalharam 24 horas por dia, todos os dias da semana – totalizando 8.900 horas contínuas – para construir, decorar e derrubar os sets. Em média, eram gastos 10,4 dias para renovar um estúdio em um novo set e, no total, foram criados 99 estúdios. Além disso, durante toda a gravação foram produzidas 2.100 cenas de efeitos especiais.

Para compor os personagens – um Hobbit, um Gollum, um Dragão, três Magos, três Trolls e 13 Anões –, a criação dos figurinos ia da cabeça aos pés. Foi o caso, por exemplo, do personagem Bilbo, que usou mais de 100 pés de Hobbit durante as filmagens. Já para compor as perucas, foram usados 10 quilos de cabelo humano, uma vez que quase todos os personagens usavam cabelos artificiais. Entre 600 e 700 perucas foram confeccionadas, sendo que só os anões vestiram 91 delas.

Das mais de 11 mil próteses fabricadas, só as faciais utilizaram quatro toneladas de silício. Para moldar todas as armaduras e armas, foram usadas 14 toneladas de silicone. Havia uma pessoa exclusivamente dedicada a cuidar das mãos protéticas. Para remover as próteses, 860 frascos de álcool isopropílico foram necessários. Sete quilômetros de fita adesiva garantiram que as barbas fossem devidamente colocadas no rosto dos personagens. A produção montou, para cada um dos 13 anões, cinco guarda-roupas completos, com maquiagem, próteses e figurinos.

Uma média de cinco dublês garantiram a performance de cada personagem principal, tanto para as escaladas, quanto para equitação. No caso dos anões, entre atores e dublês, foram usadas sessenta e cinco pessoas para retratá-los. Tudo isso aconteceu durante 266 dias de filmagens.

Sinopse

Do cineasta ganhador do Oscar® Peter Jackson, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada é o primeiro de uma trilogia de filmes baseados na popular obra-prima O Hobbit, de J.R.R. Tolkien.

Os três filmes contam uma história contínua ambientada na Terra-Média, 60 anos antes de “O Senhor dos Anéis”, que Jackson e sua equipe de filmagem trouxeram para a telona na trilogia de sucesso que tornou “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” vencedor do Oscar®.

O roteiro de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada é de Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson e Guillermo del Toro. Jackson também produz o filme, juntamente com Carolynne Cunningham, Zane Weiner e Fran Walsh. Os produtores executivos são Alan Horn, Toby Emmerich, Ken Kamins e Carolyn Blackwood, com Boyens e Moran Eileen atuando como coprodutores.

Sob a direção de Jackson, a trilogia O Hobbit foi filmada em 3D de 48 quadros por segundo e será lançada em 3D High Frame Rate (HFR), outros formatos 3D, IMAX e 2D. A produção foi realizada nas instalações do próprio Jackson em Miramar, Wellington, e em sets de filmagem por toda a Nova Zelândia.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e o segundo e o terceiro filmes da trilogia – O Hobbit: A Desolação de Smaug e O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez – são produções da New Line Cinema e Metro-Goldwyn-Mayer Pictures, com gestão de produção da New Line. A Warner Bros. Pictures está cuidando da distribuição nos cinemas em todo o mundo e a MGM é responsável pela seleção dos territórios internacionais, assim como pelo licenciamento da televisão internacional.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada foi lançado em 14 de dezembro de 2012, o segundo filme, O Hobbit: A Desolação de Smaug, terá seu lançamento em 13 de dezembro de 2013 e o terceiro filme, O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez, tem seu lançamento previsto para 18 de julho de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *