Dança no MIS homenageia o flamenco com performance de Miguel Alonso e filme de Carlos Saura

Dança no MIS de dezembro faz uma homenagem especial ao flamenco, no dia 8, sábado. Com curadoria de Natalia Mallo, o projeto conta nesta edição com a participação do bailarino cubano Miguel Alonso, que se apresenta às 19h em espaços variados do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Além da performance, será exibido o filme “Bodas de sangue”, de Carlos Saura, às 17h30, no Auditório LABMIS.

A sessão de filme inicia uma nova fase do Dança no MIS, na qual, além das sessões de videodança, haverá espaço para a dança pelo olhar de grandes cineastas e realizadores.

Esta edição traz ainda a performance ao ar livre “Fluxos em branco e preto”, uma parceria da Cia Flutuante (fundada por Leticia Sekito) com a artista plástica Suiá Ferlauto. A apresentação, que ocorre às 17h, une dança e desenho, pela potência do gesto, com movimentos do corpo impressos com tinta sobre papel.

Confira, abaixo, a programação completa do Dança no MIS de dezembro:

17h – Fluxos em Preto e Branco com a Cia Flutuante

Fluxos em Preto & Branco, a nova criação da Companhia Flutuante, é uma série de 6 performances experimentais, que unem dança e desenho pela potência do gesto e do acaso. Movimentos do corpo são impressos com tinta sobre o suporte de papel, deixando visíveis as marcas de suas trajetórias. Suiá Ferlauto é artista visual e dançarina do Núcleo de Improvisação e pela primeira vez dirige a Companhia Flutuante. A cada performance os dançarinos Alex Ratton, Letícia Sekito e Priscila Jorge vivenciam em tempo real uma diferente proposição concebida por Suiá, envolvendo variações de espaço, luz, sonoridades e figurino.

17h30 – Bodas de Sangue (Carlos Saura, 72min, 1981, Espanha/França) – Auditório LABMIS

Baseado no livro homônimo de Federico Garcia Lorca, este filme de 1981, traz alguns grandes artistas da dança espanhola, com Antonio Gades e Cristina Hoyos no elenco, e é um verdadeiro tributo de Saura a uma grande paixão sua: a dança. Com belos momentos de pura dança, o filme trata de um amor impossível entre dois jovens apaixonados, selado por um trágico destino.

19h – Performance site-specific com Miguel Alonso

Apresentação de baile flamenco com o bailarino cubano radicado no Brasil Miguel Alonso, considerado uma das maiores figuras dessa arte em nosso país, na atualidade. Miguel Alonso nasceu em Cuba e iniciou seus estudos no Centro Andaluz, onde aprendeu ballet clássico, escola bolera, clássico espanhol e flamenco. Aos 16 anos iniciou sua carreira profissional, atuando na Cia Aires e no Ballet Espanhol de Cuba, entre outros. Em São Paulo desde 2000, atua como bailarino, coreógrafo e professor.

Convocatória – 2013

O Dança no MIS traz novidades para o próximo ano. As novas apresentações serão escolhidas por uma comissão de seleção que inclui a curadora do projeto, Natalia Mallo, por meio de convocatória – que abre inscrições em 1º de dezembro no site da instituição (www.mis-sp.org.br). Os interessados devem apresentar propostas de ocupação coreográfica criadas especificamente para o Museu, dentro do conceito site-specific. Os artistas poderão se inscrever em duas categorias: solo/pequenos grupos (de até 3 pessoas); e grupos (a partir de 4 pessoas). Serão selecionados até 10 projetos, que integrarão a programação de 2013, a qual acontece entre março e dezembro, aos sábados, em datas a serem definidas.

SERVIÇO
Dança no MIS | Flamenco – com Miguel Alonso
Data: 8.12, sábado
Horário: 17h (performance Fluxos em Preto e Branco), 17h30 (Bodas de Sangue)e 19h (apresentação Miguel Alonso)
Local: Auditório LABMIS (66 lugares) e outros espaços do Museu
Ingresso: gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Classificação: livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço:
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *