Vital Lima encerra a série musical Amazônia convida

O músico e compositor paraense, Vital Lima, é o convidado do último show da série musical Amazônia Convida, que tem a também paraense Leila Pinheiro como mestre de cerimônias.  Os shows acontecerão no dia 27 de novembro, no palco do Teatro II do CCBB em dois horários: às 12h30 e às 19h.

Natural de Belém do Pará, Vital Lima tem músicas gravadas por Marlene, Simone, Fafá de Belém, Elizeth Cardoso, Alaíde Costa, Leila Pinheiro, Ademilde Fonseca, Wanderléa, Emílio Santiago, Marisa Gata Mansa, Zé Renato, entre outros.

Com curadoria de Marco Bosco, arranjos e direção musical de Paulo Calasans, o Amazônia Convida vem, desde julho, apresentando a música e a cultura regional da Amazônia e teve como convidados compositores e artistas locais.  O público teve a oportunidade de conhecer algumas das expressões musicais da região, mesclando ritmos e sons do Norte com a arte e o cuidado ambiental explícito nas letras das composições apresentadas.

Vital Lima foi, em 1974, uma das revelações do 1º Festival da Música e Poesia Universitária ao lado da então iniciante Fafá de Belém, que interpretava uma de suas músicas.  No júri do Festival estava o poeta Hermínio Bello de Carvalho que, dentre as canções do compositor seleciona uma, Rock’n Roll, para o repertório do show “Te Pego Pela Palavra” estrelado por Marlene, no Rio de Janeiro, e que acabaria por se tornar seu primeiro trabalho registrado em disco. A partir daí, e já no Rio de Janeiro, em parceria com o poeta Hermínio Bello lança o disco “Pastores da Noite” (1978) cuja música título foi um dos temas da novela “Memórias de Amor”, da Rede Globo. Participa do Projeto Pixinguinha ao lado de artistas como Carmélia Alves, Antonio Adolfo, Fafá de Belém e Belchior, e divide o palco do projeto “Seis e Meia” com Emílio Santiago.  Faz parte da gravação da músicaTal Qual Eu Sou (Vital Lima/H.B. de Carvalho), tema da novela Sol de Verão da TV Globo em 1983.

Leila Pinheiro é paraense de Belém, tem 30 anos de carreira e é uma grande intérprete da Música Popular Brasileira.  Em 1985, Leila Pinheiro ganhou o prêmio revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, com a música “Verde”, de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Netto.  Em 1987 gravou o disco “Olho Nu”, que levou ao Japão, onde ganhou um prêmio de melhor intérprete no Festival Mundial Yamaha. No final dos anos 90 fez shows com Ivan Lins nos EUA e participou do tributo a Tom Jobim realizado no Carnegie Hall. Em 2000 gravou “Reencontro”, CD com repertório de Gonzaguinha e Ivan Lins. Em seu último álbum, RAIZ, lançado no fim de 2011, Leila Pinheiro busca suas origens amazônicas e apresenta um trabalho totalmente inédito, uma nova sonoridade nunca antes mostrada em uma carreira marcada como intérprete de MPB e Bossa Nova.  Este álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de MPB.

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

SERVIÇO
5º Show: Leila Pinheiro e Vital Lima
Data: 27.11.2012 – Terça-feira
Horário: 12h30 e 19h
Local: Teatro II
Capacidade: 155 lugares, sendo três para cadeirantes
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Preço: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia entrada para estudantes e idosos)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *