Fundação Clóvis Salgado recebe três orquestras jovens do Barreiro e Venda Nova

Na próxima terça-feira, 13 de novembro, a Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, recebe três orquestras jovens das regiões de Venda Nova e Barreiro para a realização de mais uma edição do projeto Concertos Didáticos. Os grupos Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do BarreiroOrquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, ambas da região do Barreiro, e Orquestra Escola Criarte, de Venda Nova, irão executar canções eruditas e populares de autores como MozartBeethoven Luiz Gonzaga. A apresentação acontece às 14h gratuitamente e as vagas são limitadas.

Esta edição do concerto didático pretende contribuir com a formação dessas orquestras jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde há a inserção de crianças e jovens de baixa renda, que encontram na música uma ferramenta de transformação pessoal e social. A apresentação foi articulada pela Gerência de Extensão da FCS.

Os grupos Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro e Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho integram o Projeto Música nas Escolas, produzido pela Imago Mundi Cultural. Desde 2005, essa iniciativa incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de 8 a 20 anos, estudantes de escolas públicas e moradores da RMBH. As duas orquestras contam com a regência do maestro Rogério Vieira.

Já a Orquestra Escola Criarte existe desde 2002 e atende crianças, adolescentes, jovens e adultos da região norte de Belo Horizonte, que encontram nesse espaço a oportunidade de aprender a tocar instrumentos sinfônicos. “Nosso objetivo é levar a esses alunos e a toda a comunidade um trabalho cultural de envergadura acadêmica, que muitos dificilmente teriam acesso sem esta oportunidade”, afirma José Alarico Elias Gonçalves, fundador da orquestra. Hoje, Gonçalves é professor e músico e parte da sua trajetória se passou no Centro de Formação Artística (Cefar) da FCS. No Cefar, o músico estudou oboé, flauta doce e canto.

“O convite feito às orquestras jovens tem o objetivo de divulgar o importante trabalho de formação musical de crianças e adolescentes, além de proporcionar o contato com o público e, principalmente, incentivar a continuidade de suas atividades”, afirma Lúcia Ferreira, gerente de pesquisa e extensão da Fundação Clóvis Salgado. Lúcia acrescenta que, por duas vezes, a Banda Sinfônica de Rio Doce (MG), que também realiza trabalho de formação com crianças e adolescentes, realizou concertos didáticos por meio dessa iniciativa.

SERVIÇO
Concerto Didático – Orquestras Jovens convidadas
Data / horário: 13 de novembro, às 14h
Local: Sala Juvenal Dias
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita – Vagas limitadas
Classificação livre
Informações para o público: 3236 – 7400 / fcs.mg.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *